Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Desafios do rádio frente às novas tecnologias é tema da abertura de Congresso de Radiofusão

25º Congresso Paranaense de Radiodifusão começou nesta quarta-feira e vai até sexta em Curitiba.

Desafios do rádio frente às novas tecnologias é tema da abertura de Congresso de Radiofusão

Discutir a força do rádio e da TV nas múltiplas plataformas. Este é o objetivo do 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão, que começou nesta quarta-feira, 18, em Curitiba. Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), Alexandre Barros,ressaltou a importância de se discutir novas propostas para o rádio diante das novas tecnologias.

“Temos observado que o rádio ao longo dos anos vem se adaptando às mudanças tecnológicas com muita facilidade, talvez porque ocupe apenas um dos nossos sentidos o que permite que você absorva o que tem de novo no seu entorno e continue consumindo rádio. Isso é o  que vamos estudar neste Congresso:  como vamos fazer para tornar realidade o rádio para que ocupe as plataformas disponíveis de uma forma inteligente”, afirmou Barros.

Já o vice-presidente da Aerp, Michel Micheleto, lembrou que o evento é um espaço também para fortalecer as relações entre os radiodifusores.

“A principal importância é reunir radiodifusores e mostrar a nossa força em primeiro lugar. Aprendi ao longo da minha vida que não adianta você só brigar como empresário sozinho. Quando você se une, aquilo que queria no individual no coletivo ganha muita força”, disse Micheleto.

O tema deste ano é “A Força da TV e do Rádio multiplataformas. Segundo o presidente do Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná (Sert), Cézar Telles, pensar nestas interações com os meios digitais é cada vez mais necessário.

“Não tem como andar separado das mídias multiplataformas e quando discutimos isso num congresso como esse avançamos, sem dúvida”, completou Telles.

Várias autoridades estavam presentes, entre eles o governador do Paraná Ratinho Junior, que destacou a importância da Aerp. Ratinho ainda lembrou a influência do rádio na vida da população e na própria trajetória, já que trabalhou por anos neste meio. “A Aerp é uma associação responsável por coordenar a comunicação no Paraná, sempre muito forte no Brasil e sempre defendendo um setor com geração de emprego. Cresci no meio rádio e lembro que desde os 5 anos meu pai me levava para este ambiente. Me sinto muito feliz”, disse o governador. (Áudio 1)

O Governador também destacou a importância dos profissionais participarem do evento. (Áudio 2)

Os diretores e equipe da Rede Costa Oeste de Comunicação estão participando do evento que soma mais de 300 profissionais do rádio e da TV, empresários e autoridades, devem passar pelos três dias de evento que vai contar com palestras, workshops e a Feira Nacional de Equipamentos.

Entre os palestrantes estão: David Layer (NAB), Roberto Araújo (Grupo Jovem Pan), Ricardo Gandour (Rede CBN), Edgar Piccoli (Rede Jovem Pan FM), Mario D’Andrea (Abap), Henrique do Valle (Music Nation / Reel World), Milton Neves (Grupo Bandeirantes), Robson Ferri (Agência RF), Daniel Starck (tudoradio.com), Giovana Alcântara (Kantar Ibope Media), Eduardo Boschetti (RPC), Cris Alessi (InovaCidades).

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no whatsapp.

Fonte: Tatyelle Schunemann com inf. Banda B.