Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Deltan Dallagnol defende papel da imprensa no 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão

Os diretores e equipe da Rede Costa Oeste de Comunicação estão participando do evento.

Deltan Dallagnol defende papel da imprensa no 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão

O chefe da Lava-Jato de Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol, ministrou palestra magna na manhã desta quinta-feira (19), em Curitiba, após abertura do 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão. Sob o título “’A luta contra a corrupção”, o representante do Ministério Público Federal do Paraná destacou o papel da imprensa como pilar central da democracia brasileira.

“A imprensa é fundamental, é o pilar central da nossa democracia, contribui para o livre debate, para a circulação de ideias, e, no contexto da Lava Jato, da luta contra a corrupção, a imprensa leva não só informações e fatos essenciais para que as pessoas compreendam o tamanho do problema, mas, também, prove opiniões, até mesmo críticas que são absorvidas para gente melhorar nosso trabalho e a prestação do serviço público”, pontuou o procurador após conceder entrevista coletiva ao final de sua palestra.

De acordo com Deltan, é papel da imprensa fomentar a cidadania com o objetivo de construir eleitores mais críticos e conscientes. “Precisamos levar mais informações aos eleitores para que eles possam melhor escolher seus candidatos. Independente de siglas ou partidos”.

O procurador ressaltou ainda a importância de fiscalização do eleitorado diante o preparo da classe política. “Precisamos também cobrar preparo dos candidatos, com base em políticas públicas. Muitas vezes a população coloca esperança de mudança no judiciário, quando a grande verdade é que só teremos mudanças por meio da sociedade e por meio da participação cidadã”, avaliou ao destacar que considera a imprensa fundamentar neste processo.

Ao longo de sua palestra, Deltan elencou três ações consideradas importantes para a conquista dos avanços necessários ao aprimoramento da democracia brasileira. O primeiro diz respeito à fiscalização da vida pregressa do político. “As pessoas dizem que o eleitor brasileiro escolhe mal seus candidatos. Quero desafiar as pessoas para que questionem quantos eleitores vocês têm influenciado para que se escolha melhor nossos representantes? Para que entendam o papel de um deputado, de um senador. Para que verifique o passado dessa pessoa, compreenda as investigações ou processos que existirem contra ela. Esse é o primeiro passo que precisamos dar como cidadãos. Não adianta escolher o candidato com base no panfleto que encontrou na rua, ou olhando o nome dele na propaganda, a gente tem de investir tempo, precisa fazer nosso papel”, defendeu.

Em segundo lugar, Deltan pediu preparo técnico à classe política na composição de suas equipes. “É necessário preparo. Precisamos de políticos que entendam a importância de formarem equipes técnicas com preparo e conhecimento para assessora-los”.

Por fim, o procurador comentou sobre a importância do financiamento coletivo de campanhas como alternativa à desconstrução do atual cenário que conta com campanhas milionárias financiadas pelo fundo eleitoral. “Estudos revelam que 67% do fundo eleitoral foi colocado nas mãos de 8% dos candidatos que já tinham sido senadores, deputados. Se a gente quer renovação com bons candidatos, e que eles cheguem lá, a gente precisa fomentar a boa prática da doação de R$ 30, R$ 50. E quando for feita essa doação, eu te asseguro que a pessoa vai escolher bem seu candidato e vai acompanhar o mandato. Uma boa prática que precisa ser fomentada”, concluiu.

A programação do 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão continua ao longo desta quinta-feira. Amanhã caberá ao ministro Serio Moro encerrar o evento que conta com participação de empresários de rádio de todo o Paraná. Os diretores e equipe da Rede Costa Oeste de Comunicação estão participando do evento que soma mais de 300 profissionais do rádio e da TV.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no whatsapp.

Fonte: Rádio Cultura Foz