Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Endividamento de famílias paranaenses se mantém estável em agosto

Especialista em finanças pessoais diz que o momento é oportuno para renegociar dívidas

Endividamento de famílias paranaenses se mantém estável em agosto

O número de famílias endividadas permanece estável no Paraná, de acordo com dados apresentados na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Segundo o estudo 90,8% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida no mês de agosto. O percentual vem se mantendo estável desde junho, quando era 90,6%. Em julho, a parcela de endividados permaneceu em 90,7%.

Apesar da estabilidade do endividamento, a parcela de consumidores com contas em atraso passou de 28,7% em julho para 30,7% em agosto. Enquanto isso, as famílias sem condições de pagar suas dívidas correspondem a 10% em comparação aos 10,6% apresentados em julho.

A média nacional também ficou estável e atingiu 64,8% em agosto perante os 64,1% apontados em julho.

Na segmentação por renda, houve redução no endividamento entre as famílias com renda mensal acima de 10 salários mínimos, que atingia 95,21% em julho e baixou para 90,48% no mês passado. Por outro lado, o endividamento teve ligeiro aumento entre as famílias com renda abaixo de 10 salários mínimos, que correspondiam a 89,69% em julho para 90,48% em agosto.

Momento oportuno para renegociar dívidas

Altemir Farinhas, especialista em finanças pessoais, diz que o momento é oportuno para renegociar dívidas, já que segundo ele os credores estão oferecendo desconto na negociação. O especialista orienta que com a chegada de pagamento do 13º salário e dos R$ 500 das contas de FGTS o consumidor deve renegociar, e não fazer novas dívidas. (Ouça o áudio Altemir Farinhas 1 abaixo)

Para Farinhas, também é preciso que o consumidor faça um planejamento de sua vida financeira. Sabendo que no início do ano contas como IPVA, IPTU e matrícula escolar são inevitáveis, o consumidor deve pagar dívidas e fazer uma reserva para atender a estas necessidades que já são previstas. (Ouça o áudio Altemir Farinhas 2 abaixo)

E já que o especialista fala do uso do cartão de crédito, este é o principal motivo de endividamento, com 76,4%, seguido pelo financiamento de veículo (8,4%) e pelo financiamento imobiliário (7,3%).

Entre as famílias com contas em atraso, em 43,07% dos casos esse atraso é superior a 90 dias e, portanto, podem ser consideradas inadimplentes.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no whatsapp.

Fonte: CBN