Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pela 10ª vez, Instituto Meninos do Lago é a melhor equipe do Campeonato Brasileiro de Canoagem

Disputando em casa, os canoístas da associação de Foz do Iguaçu, somaram a maior pontuação entre as seis equipes do campeonato. Provas foram realizadas no Canal Itaipu, no sábado (5) e domingo (6).

  • 07/10/2019
  • Foto(s): Fábio Canhete - Canoagem Brasileira
  • Esportes
Pela 10ª vez, Instituto Meninos do Lago é a melhor equipe do Campeonato  Brasileiro de Canoagem

Pelo décimo ano consecutivo, o Instituto Meninos do Lago (Imel), apoiado pela Itaipu Binacional, foi a melhor equipe do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, que reuniu cerca de cem canoístas neste fim de semana, em Foz do Iguaçu.

Com 1.575 pontos, a entidade iguaçuense ficou mais de mil pontos à frente da segunda colocada, a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (475 pontos) e 17 medalhas. Ao todo, seis equipes participaram da competição, que fez parte do calendário da etapa lindeira dos Jogos de Aventura e Natureza, iniciativa do Governo do Paraná e patrocínio de Itaipu.

A disputa, realizada no Canal Itaipu, dentro da área da usina, começou com a Copa Brasil. O evento reuniu os competidores da segunda divisão, na sexta-feira (4) e não somou pontos com o brasileiro. No sábado (5) e domingo (6), foi a vez das categorias menor, júnior, sênior e máster na primeira divisão.

O desempenho do Imel foi alavancado pelos resultados já esperados nas principais categorias, com os veteranos Ana Sátila e Felipe Borges. Ana contribuiu com dois ouros – um no caiaque individual (K1) e outro na canoa individual (C1) –, enquanto Felipe foi o vencedor da C1 masculino. Também atleta do Imel, Fábio Rodrigues, levou ouro no K1 Extremo, desbancando o favoritismo de Pedro Gonçalves, o Pepê (Apen). O atleta de Piraju foi ouro na K1.

“Estou me sentindo melhor e mais preparada do que nunca, por ter chances reais de uma medalha [olímpica] e participar de duas modalidades, a K1 e a C1. Sei que estou mais preparada do que nunca e estou treinando muito”, disse Ana, após a conquista do ouro neste domingo. “Aqui me sinto em casa”, completou.

O Instituto Meninos do Lago também fez bonito entre os mais jovens, com idade entre 13 e 18 anos. Juntos, eles somaram sete medalhas (quatro de ouro, uma de prata e duas de bronze). Ficaram com o ouro Poliana Sofia (C1 Júnior Feminino), João Victor Wesnner Vieira (C1 Júnior Masculino), Maria Eduarda Morais Schlikmann (K1 Júnior Feminino) e Gabriel Henrique de Genaro (K1 Menor Masculino).

Para os atletas, o campeonato brasileiro pontua no ranking nacional da modalidade, que define a escolha das bolsas atletas em nível nacional, estadual e também, em alguns casos, como de Foz do Iguaçu, municipal. Os recursos são pagos para os atletas que conseguirem bons índices. O ranking é uma somatória de participações nos eventos do calendário nacional. No caso do Campeonato Brasileiro, os pontos são dobrados. 

Investimento em resultados

Hoje, o Imel abriga atletas de ponta e também aqueles oriundos do projeto social Meninos do Lago, desenvolvido pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) com suporte da Itaipu. “Todos os resultados reforçam o nosso compromisso em continuar apoiando tudo que já vem sendo realizado nesta iniciativa, e darmos mais condições de desenvolvimento e ampliar, como já está sendo feito, a oferta de vagas”, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna.

Em 2019, o projeto completou uma década de existência, com resultados tangíveis como o protagonismo do Imel entre as equipes brasileiras, confirmado neste domingo. Revelado pelo projeto social, Felipe Borges disputou os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e foi bronze no Pan-Americano de Lima, neste ano, entre outras conquistas.

Os “meninos e meninas do lago” treinam diariamente no Canal Itaipu, apontado por Ana Sátila como o “melhor da América Latina”. É nessas corredeiras da binacional que a atleta pretende se preparar para ir a Tóquio. “Essa oportunidade de treinar em Foz e no Canal Itaipu foi o divisor de águas na minha carreira”, disse Ana, recém-classificada para sua terceira Olimpíada.

Aos 9 anos, o iguaçuense Gerson Terres de Oliveira Júnior se espelha nos veteranos para também chegar às provas internacionais. “Eu presto atenção ao que eles fazem nas descidas”, disse o jovem canoísta sobre o desempenho de seus ídolos do esporte.

Vontade não falta ao menino, que acompanhou todas as etapas do Brasileiro, neste fim de semana, e já coleciona 25 medalhas. “Desde os cinco anos de idade ele é entusiasmado para entrar na canoagem”, disse o irmão de Gerson, William Soares de Oliveira, ex-canoísta e atual presidente do Imel. “Quando fez sete anos, que é a idade mínima, ele pôde finalmente entrar no projeto. Ele tem muita garra e amor por este esporte. Em dois anos, quase alcançou meu número de medalhas. Tenho 27 e ele já possui 25”, conta William.

Jogos de Aventura e Natureza

Os Jogos de Aventura e Natureza são promovidos pelo Governo do Estado do Paraná com apoio da Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e Sistema Fecomercio. Neste ano, o evento começou em agosto e segue até dezembro, em 26 cidades do Paraná.

A edição de 2020 já tem o apoio de Itaipu confirmado. O anúncio foi feito pelo diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, durante a abertura dos Jogos em Foz, no dia 28 de setembro.

Etapa lindeiros

O último fim de semana dos Jogos nos municípios lindeiros contou com outras modalidades, além da canoagem slalom. Ainda em Foz do Iguaçu, ocorreram provas de vela e de skate. Em São Miguel do Iguaçu, a programação incluiu handbeach e corrida de rua.

Santa Helena recebeu os atletas de futevôlei e ofereceu à comunidade clínicas de canoa havaiana e de stand up paddle, que também foram realizadas em Itaipulândia. O município teve, ainda, provas de vôlei de praia.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional