Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estiagem prolongada mantém Sanepar em alerta em Medianeira

Queda de vazão no Rio Alegria está em 30%. Uso racional da água é fundamental para evitar desabastecimento.

  • 15/10/2019
  • Foto(s): Reprodução
Estiagem prolongada mantém Sanepar em alerta em Medianeira

A estiagem prolongada que afeta o interior do Paraná reduziu o volume de água do Rio Alegria, um dos principais mananciais de abastecimento de água de Medianeira. O Rio já apresenda queda na vazão de 30%. Em razão disto, o deficit de produção de água na cidade já ultrapassa três milhões de litros por dia.

Apesar de a Sanepar ter colocado em operação, nesta primavera, dois novos poços, o fornecimento de água para a cidade tem causado grande preocupação. Segundo o gerente regional Nilton Perez, “a situação é bastante crítica e existe a possibilidade da Sanepar ter de adotar medidas para fornecer a água de forma alternada na cidade”. 

No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água. Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: Assessoria