Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ratinho Júnior e Ministra Teresa Cristina anunciam suspensão da vacinação da febre aftosa no Paraná

Com a medida, o Paraná se junta a Santa Catarina como os únicos estados do país em que não há vacinação dos rebanhos bovinos contra a doença.

Ratinho Júnior e Ministra Teresa Cristina anunciam suspensão da vacinação da febre aftosa no Paraná

Será a partir do dia 31 de Outubro a validade da suspensão da vacinação contra a febre aftosa no Paraná em rebanhos bovinos e bufalinos. As campanhas até então eram realizadas duas vezes por ano no Estado: em maio e novembro.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (15) hoje e aconteceu no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba.

A Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento proíbe o uso e a comercialização de vacinas contra a febre aftosa no Paraná já a partir do dia 31 deste mês. A Instrução Normativa também anuncia a restrição e o controle do ingresso de animais vacinados contra a febre aftosa no Paraná, medida que passa a vigorar no primeiro dia do ano que vem. Com a medida, o Paraná se junta a Santa Catarina como os únicos estados do país em que não há vacinação dos rebanhos bovinos contra a doença

A previsão inicial do plano era que o Paraná suspendesse a vacinação apenas em 2021, mas com a adoção de algumas medidas, o estado conseguiu antecipar o calendário.

Agora, o próximo passo é reconhecer internacionalmente o estado como livre da doença sem vacinação, o que o governo deve busca em maio de 2021. A partir de janeiro de 2020 será proibido o ingresso no estado de animais que tenham sido vacinados.

O diretor executivo da Frimesa, Elias Zydek e também dirigente do POD – Programa Oeste em Desenvolvimento também esteve presente ao ato, comemorando a decisão, que era uma das metas estipuladas pelo POD ao longo dos anos.

Fonte: João Hermes