Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Professores manifestam contra retirada da licença-prêmio

Dia dos professores é marcado com protestos na capital do estado.

Professores manifestam contra retirada da licença-prêmio

Professores de escolas públicas manifestaram, na manhã desta terça-feira (15), contra a retirada da licença-prêmio e também contra a desvalorização dos servidores públicos por parte do Governo do Paraná. O ato aconteceu na Praça Nossa Senhora de Salete, no bairro Centro Cívico, em Curitiba, mas continuará no período da tarde, na Assembléia Legislativa do Paraná, quando os servidores irão pedir o voto contra a licença-prêmio aos deputados.

Segundo o presidente da APP-Sindicato e professor, Hermes Leão, esse ato é para pedir que o governador Ratinho Junior escute os servidores. “Estamos fazendo esse ato sobre a critica necessária à forma como o governador Ratinho Junior não está respeitando e ouvindo os servidores. A tarde iremos para a Assembléia pedir o voto contra a retirada do tema da licença especial aos deputados”, explicou.

Dia 15 de outubro é a data em que se homenageia os professores. Para Leão, neste ano, o Dia dos Professores está sendo um dos piores desde a criação da data, em 1827.

“Podemos dizer que é a data é mais lembrada pela massa da sociedade, por conta da importância que os professores têm na vida de cada um. No entanto, estamos em um período histórico que talvez seja o pior dia dos professores. É um ataque aos direitos e uma propaganda negativa sobre as escolas públicas”, disse o professor, que também comentou sobre o aumento do suicídio entre os servidores públicos do Paraná.

“O nível do adoecimento se dá por que as relações e falta de valorização tem criado o ambiente em serviço. Quando reduz as horas de atividade, quando ficam 4 anos de reajuste zero dos salários, quando temos que ficar fazendo greve todo ano para não perder mais direitos, vai produzindo inevitavelmente a precarização do trabalho que gera o adoecimento. Estamos denunciando neste ato, junto com outras categorias, o suicídio que vem aumentando entre os servidores”, esclareceu Leão.

Licença-prêmio

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou na sessão plenária, do dia 8 de outubro, o projeto de lei que trata das licenças especiais concedidas aos servidores públicos estaduais. A proposta foi aprovada em primeiro turno de votação após receber 39 votos favoráveis e 12 contrários. Já durante a sessão extraordinária, quando seria apreciado em segunda discussão, o projeto recebeu 32 emendas de plenário e, com isso, retorna à Comissão de Constituição e Justiça da Casa, que realiza sessão extraordinária nesta quarta-feira (09).

Pelo texto, a licença-prêmio será substituída pela licença capacitação, segundo a qual o funcionário poderá tirar as folgas remuneradas se comprovar um curso de aperfeiçoamento na sua área de atuação. Quem tem licenças a receber manterá o direito de ser indenizado. O objetivo do governo é zerar um passivo de R$ 3 bilhões.

Para o governador Ratinho Junior, a retirada da licença-prêmio no Paraná é um avanço. “Estamos modernizando o estado. Se o Governo Federal já não tem esse tipo de processo de licença-prêmio, vários estados já não tem e o Paraná tem que andar. Não dá pra gente ficar na década de 80, nós temos que avançar”, disse.

Fonte: Banda B.