Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Forças de segurança realizam operação contra agrotóxicos ilegais na região Oeste

Durante a fiscalização foi constatado que existe na região um esquema de comércio ilegal de agrotóxicos vencidos e também de produtos roubados.

Forças de segurança realizam operação contra agrotóxicos ilegais na região Oeste

Forças de segurança realizaram a Operação Westcida, contra agrotóxicos ilegais na região Oeste e Sudoeste do Paraná. Entre os dias 04 a 08 de novembro foram fiscalizados diversas propriedades rurais, rodovias, depósitos e pontos comerciais.

Na operação Westcida foram mobilizadas 180 pessoas, divididas em 24 equipes que realizaram seis ações de fiscalização que aconteceram simultaneamente em propriedades e comerciantes das regiões Oeste e Sudoeste.

Na região Oeste e Sudoeste, que foi o foco da operação, foram realizadas 359 fiscalizações, com 35 autuações, sendo 34 para produtores rurais, por uso, armazenamento e importação de agrotóxico ilegal e uma para comerciante por armazenamento e comércio de agrotóxico ilegal, totalizando um milhão de reais em multas, além de 09 prisões em flagrante e 15 armas sem registro. 

Entre os Mandados de Busca e Apreensão cumpridos, a fiscalização constatou que existe na região um esquema de comércio ilegal de agrotóxicos vencidos e também de produtos roubados, que será investigado no decorrer das análises de documentos e provas apreendidas.

Em 10 % das propriedades rurais fiscalizadas, houve a constatação de agrotóxicos ilegais, compostos pelos ingredientes ativos Benzoato de Emamectina, Thiametoan, Metsulfuron Metil, Imidacloprid, Tiodicarb, Sulfonil Benzoato, Nicomil, Lambda Cialotrina, Nitroguanidina, Nicosulfuron, Clodinafop-Propargílico. Constatase que o número de usuários é maior que 10 %, já que alguns usam o agrotóxico ilegal e, para não deixar vestígios, queimam as embalagens vazias após o uso. 

As equipes eram formadas por Auditores Fiscais Federais Agropecuários e servidores de apoio do MAPA, Fiscais de Defesa Agropecuária da ADAPAR, Analistas e Fiscais Ambientais do IBAMA e do IAP, com apoio tático de policiais da PRF, BPRFRON e BPAMB (Força Verde).

A operação foi coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Superintendência Federal de Agricultura no Paraná (SFA/PR), foi executada de forma integrada entre o MAPA, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), o Ministério Público do Paraná (MPPR), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) , a Polícia Militar do Paraná, por meio dos batalhões de fronteira – BPFRON e ambiental – BPAMB. 

A fiscalização alertou a todos os fiscalizados, sobretudo os produtores rurais, que a aquisição e uso dos agrotóxicos ilegais é um investimento no crime organizado, já que o comércio destes produtos são feitos por organizações que atuam também em outros crimes.

Em todas as fiscalizações realizadas, foi entregue um panfleto contendo informações sobre os agrotóxicos ilegais, como identificar este produto e as consequências ao usuário. A fiscalização alertou também que o uso de agrotóxico ilegal está tipificado como crime, no art. 15 da Lei n. 7.802, de 1989, com penas de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.

Os agrotóxicos ilegais apreendidos serão incinerados em local adequado e licenciado para este tipo de produto químico.

Confira o resumo da Operação Westcida nas regiões Oeste e Sudoeste:

Propriedades rurais Fiscalizadas: 358 unidades

Propriedades rurais - Com Agrotóxicos Ilegais: 34 unidades

Empresas Fiscalizadas: 4 unidades

Empresas – Com irregularidades: 1 unidades

Veículos Fiscalizados: 849 unidades

Veículos  - Com irregularidades: 1 unidade

Veículos Apreendidos: 1 unidade

Agrotóxicos Aprendidos - Quantidade Kg/l 6197

Agrotóxicos Apreendidos – Embalagens Cheias: 2012 unidades

Agrotóxicos Apreendidos – Embalagens Vazias: 193 unidades

Autos de Infrações Lavrados (MAPA): 32

Autos de Infrações Lavrados (ADAPAR): 34

Autos de Infrações Lavrados (IBAMA): 2

Autos de Infrações Lavrados (IAP): 8

Multas Aplicadas: R$ 1.000.000,00

Mandados de Busca e Apreensão Cumpridos: 14

Pessoas Presas: 12

Pessoas encaminhadas Delegacia: 1

Fonte: Tatyelle Schunemann/BPFron