Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Reforma da Previdência dos servidores estaduais é protocolada na Assembleia Legislativa do Paraná

Representantes do Fórum das Entidades Sindicais indicam possibilidade de uma greve, caso o Executivo não abra negociações com as categorias

  • 19/11/2019
  • Foto(s): Pedro de Oliveira/ALEP
Reforma da Previdência dos servidores estaduais é protocolada na Assembleia Legislativa do Paraná

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de reforma na previdência dos servidores públicos paranaenses foi protocolada na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (18), em regime de urgência. A iniciativa foi encaminhada pelo Governador Ratinho Junior (PSD), mesmo com a tramitação da PEC Paralela da reforma ainda em discussão no Senado.

O pacote também inclui um projeto de lei ordinária e outro de lei complementar. As propostas seguem os mesmos moldes da reforma da Previdência já aprovada no Congresso Federal, com aumento da idade mínima e do tempo de serviço para aposentadoria do funcionalismo estadual. O líder do governo na Alep, deputado Hussein Bakri (PSD), justifica estas propostas. (Ouça o áudio Hussein Bakri 1 abaixo)

As matérias devem ser votadas em menos de um mês, já que os deputados entram em recesso até 17 de dezembro. Mas, segundo o deputado, a PEC no Estado não tem prazo para ser concluída. (Ouça o áudio Hussein Bakri 2 abaixo)

A iniciativa pode gerar polêmica no legislativo nos próximos dias, porque deputados da oposição e representantes do Fórum das Entidades Sindicais (FES) são contrários às mudanças propostas pelo governo do Estado, como explica a coordenadora Marlei Fernandes. (Ouça o áudio Marlei Fernandes 1 abaixo)

A coordenadora do FES indica a possibilidade de uma greve, caso o Executivo não abra negociações com as categorias e prossiga com a PEC da reforma da Previdência dos servidores públicos do Estado. (Ouça o áudio Marlei Fernandes 2 abaixo)

Mesmo sendo um tema delicado, a expectativa é que a reforma seja analisada na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (19). 

Fonte: Com CBN

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533