Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Tornado em Marechal Rondon completa quatro anos

  • 19/11/2019
  • Foto(s): Aqui Agora
Tornado em Marechal Rondon completa quatro anos

Esta terça-feira de céu azul com poucas nuvens e temperatura amena de hoje em nada lembra aquele 19 de novembro de quatro anos atrás.

Naquela quinta-feira, por volta das 16 horas, o céu de Marechal Cândido Rondon ficou escuro e aterrorizante. Uma tempestade avançou furiosamente sobre a cidade e um tornado se formou com ventos de até 180 quilômetros por hora.

Por onde o tornado passou, em uma faixa de 200 a 300 metros, deixou um rastro de destruição. Árvores inteiras foram arrancadas, telhados arremessados à distância, caminhões tombaram e milhares de pessoas tiveram danos nas suas residências.

O saldo foi um prejuízo superior a R$ 90 milhões, com mais de 5.500 pessoas atingidas e danos em mais de 1.400 casas, além de 72 empresas comerciais, bem como indústrias e espaços públicos que foram afetados. Cerca de 20 pessoas ficaram feridas.

O fornecimento de água e energia foi afetado por várias horas em muitas áreas da cidade e também do interior do município. A comunicação também não funcionava. Os telefones ficaram mudos. Foi declarado estado de emergência no município.

Um grande mutirão foi realizado, por organismos públicos e voluntários, objetivando auxiliar as famílias mais atingidas. Doações de telhas, água e alimentos vieram de vários lugares. O saque do FGTS foi liberado para as famílias afetadas. Em poucos dias a cidade foi reerguida e se recuperou.

Hoje, quatro anos depois, ficam as tristes lembranças daquele dia e a gratidão por nenhuma vida ter sido ceifada. Contudo, ficou o trauma. Toda vez que o tempo se fecha e nuvens negras se formam, o medo atinge aqueles que viveram de perto aqueles momentos de fúria da natureza.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: Aqui Agora

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533