Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Gramadão de Itaipu será um grande parque de lazer e atrativo turístico de Foz

Bastante frequentado, o local deverá se tornar um espaço ainda mais agradável para a população e também um ponto a mais de visitação para os turistas.

  • 19/11/2019
  • Foto(s): Sara Cheida / Itaipu Binacional Arquivo
Gramadão de Itaipu será um grande parque de lazer e atrativo turístico de Foz

Um dos espaços de lazer mais frequentados por moradores da Vila A e de boa parte de Foz do Iguaçu, o Gramadão de Itaipu, com 31 mil metros quadrados de área, vai passar pela maior revitalização de sua história desde o final dos anos 90, quando ali foi promovido o primeiro Natal de Foz e, logo em seguida, em 2000, foi construída uma nova infraestrutura com Concha Acústica e sanitários. O ponto de encontro estava consolidado.

A estimativa é de que a reforma comece no segundo semestre do ano que vem. A conclusão está prevista para 2021, num investimento estimado de R$ 2,6 milhões. A revitalização do Gramadão é um pedido da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu e será desenvolvida pela Divisão de Planejamento de Infraestrutura, da Diretoria de Coordenação da empresa. Toda a área verde será preservada e a arborização será ampliada. 

Esse é mais um presente da gestão do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, para Foz do Iguaçu e região, que se soma a outras grandes obras, como a Ponte da Integração Brasil - Paraguai, as ampliações do aeroporto de Foz do Iguaçu, o Mercado Municipal - todas em andamento - e a modernização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.

São investimentos de mais de R$ 600 milhões, que deixam legado e geram riqueza e desenvolvimento em toda a área de influência da usina, numa cobertura de 55 municípios. 

“Foz do Iguaçu tem uma vocação natural para o turismo e estamos trabalhando, em consonância com a missão da usina, em potencializá-lo, assim como garantir mais qualidade de vida para a nossa gente”, diz Silva e Luna. E acrescenta: “Nossa população merece o que é melhor e precisa exigir nada menos que isso dos dirigentes”.

Um verdadeiro parque

De mobiliário urbano até o ordenamento e adequação das barraquinhas de comidas, passando pela iluminação, embelezamento do local, arborização, sinalização, instalação de arquibancadas de concreto, criação de rampas e adaptação da Concha Acústica para diferentes tipos de espetáculos, o Gramadão terá uma cara totalmente nova. O parquinho para as crianças também receberá melhorias.

"A proposta de intervenção respeita as características positivas do Gramadão, como o espaço amplo, a topografia e a diversidade de usos, mas trazem melhorias importantes, como o maior sombreamento e mais lugares para sentar e curtir o espaço público", explica o arquiteto Henrique Gazzola de Lima, da Divisão de Planejamento de Infraestrutura.

A gerente da mesma área, Janine Alicia Groenwold, explica que a intervenção não causará nenhum tipo de transtorno para a população e os comerciantes locais porque as obras serão feitas em etapas, gradativamente. A vegetação do entorno, como a da Rua Guará, não será suprimida ou afetada.

Espaço mais frequentado

O evento mais tradicional de Foz do Iguaçu historicamente sempre foi o  Natal no Gramadão, com início em 1999, com a primeira festa natalina para a comunidade promovida pela Itaipu Binacional. Em 2000, o Gramadão ganhou a Concha Acústica e, com apresentação de shows variados, ficou ainda mais preparado para uma grande festa.

Ano a ano havia uma surpresa diferente para o público. Em 2005, a programação natalina passou a ser chamada de Natal Encantado. Em 2004, atingiu, num só dia, mais de 80 mil pessoas, o maior público já registrado em todos os Natais de Itaipu.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional