Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sanepar inicia rodízio de água em Medianeira a partir de quinta-feira (28)

A cidade foi dividia em dois setores que terão o fornecimento de água interrompido.

  • 26/11/2019
  • Foto(s): Reprodução
Sanepar inicia rodízio de água em Medianeira a partir de quinta-feira (28)

A partir desta quinta-feira (28), a Sanepar implanta sistema de rodízio no abastecimento de água de Medianeira. A estiagem prolongada diminuiu drasticamente a vazão do Rio Alegria, principal manancial de abastecimento de água na cidade. A vazão do rio que normalmente é de 135 l/s estava abaixo dos 80 litros por segundo no início desta semana.

Desde o início do mês, a Sanepar vem adotando medidas operacionais para manter a distribuição de água. Além disto, dois novos poços entraram em operação para ampliar a capacidade de distribuição de água. Entretanto estas medidas não tem sido suficientes, sendo necessário implantar o rodízio no abastecimento.  “A Sanepar colocou todas as medidas emergenciais para garantir o abastecimento, porém não está sendo suficiente para manter a regularidade na distribuição de água. O rodízio é a alternativa encontrada para que os imóveis de todas as regiões da cidade recebam água tratada por pelo menos 18 horas diárias”, diz o gerente regional Nilton Perez.

Para atender com água tratada todas as regiões, a cidade foi dividida em dois setores que vão ter o abastecimento de forma alternada, com paralisação sempre no período da tarde. Caso chova e o Rio Alegria recupere a vazão normal, o rodízio será suspenso. Uma avaliação técnica será realizada diariamente.

A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.

Funcionamento do rodízio

A cidade foi dividia em dois setores que terão o fornecimento de água interrompido a cada dois dias, sempre no horário das 12h às 19h.

Nesta quinta-feira (28), o abastecimento será suspenso nos bairros Independência, Jardim Itaipu, Pedreira. Linha Berneck, Olinda, Portal do Lago, Pavan, Veneza, Nature Ville, São Cristóvão, Cidade Alta I e II, Europa, Jardim Panorâmico, parte do Jardim Florido, Alvorada, Loteamento Lunkes, Loteamento Pinandi, Parte do Centro (da Av. Lagoa Vermelha até Pará e da Av. Pedro Soccol até Bahia), Bairro Nazaré, Santos Dumont, Loteamento Peruzzo e Condomínio Universidade.

Na sexta-feira (29), será interrompido o fornecimento de água para os bairros Laranjeiras, Jardim Florença, Frimesa, Condá, Jardim Alegria, Loteamento Parma, Parque Das Flores, Jardim Irene, parte do Jardim Florido, Ipezinho, Parte do Centro, Belo Horizonte, Área Industrial, Vila Nova, Pioneiros, Jardim Ipê, Jardim Rafaela, Vila Verde, Loteamento Bernardi, Loteamento Debastiane, Loteamento Santo Antônio, Vendrame e Poerari.

Fonte: Assessoria