Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Região Oeste se destaca na geração de empregos no Paraná

A abertura de vagas se deve, especialmente, pela grande quantidade de frigoríficos na região.

Região Oeste se destaca na geração de empregos no Paraná

Impulsionado pelo setor de serviços e da indústria de transformação, o Oeste paranaense se destaca na geração de empregos no Estado. De acordo com levantamento do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, vinculado ao Ministério da Economia, a Região abriu 9.172 postos de trabalho de janeiro a outubro deste ano. O número representa mais de 13% das 66.901 vagas criadas no Paraná neste ano, consolidando a área como a terceira no ranking da empregabilidade no Estado, atrás apenas das regiões mais populosas como a Metropolitana de Curitiba e o Norte do Estado.

Cascavel, com 3.375 contratações, Toledo e Foz do Iguaçu foram os municípios que mais se destacaram no Oeste. A economista do Departamento do Trabalho da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Suelen Glinski, explica que a abertura de vagas se deve, especialmente, pela grande quantidade de frigoríficos na Região. Apenas a atividade de abate de suínos, aves e outros pequenos animais registrou 828 empregos. Segundo a economista, o setor acaba tendo, também, um impacto direto em outras áreas, como as de comércio e serviço, reforçando a cadeia como um todo. (Áudio abaixo)

De acordo com dados do Caged, o Paraná criou novos postos de trabalho pelo sétimo mês consecutivo. Foram 7.406 vagas no mês passado, o melhor outubro desde 2013, marcando uma evolução de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o Estado está entre os que mais geraram oportunidades de trabalho no País, junto com São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. O Paraná se destacou, ainda, como o estado do Sul do Brasil com o maior número de trabalhadores com carteiras assinadas até outubro deste ano.

-Matéria atualizada às 15h57.

Fonte: ??nio Manoel com inf. AEN