Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Confirmado o primeiro caso de sarampo em Marechal Rondon

  • 03/12/2019
  • Foto(s): Febrasgo.org/Divulgação
Confirmado o primeiro caso de sarampo em Marechal Rondon

 Na manhã desta terça-feira (03), a Secretaria de Saúde de Marechal Rondon recebeu a confirmação do primeiro caso de sarampo no município. A doença foi confirmada em uma jovem de 22 anos, através de um exame de sorologia feito pelo Laboratório Central do Estado do Paraná – LACEN.

Segundo informações, a moça há alguns dias teria dado entrada em um hospital da cidade com manchas avermelhadas e logo foi diagnosticada com sarampo.

De acordo com a chefe do Setor de Epidemiologia, Franciele Perez, o caso da jovem é importado, ou seja, ela contraiu a doença possivelmente em Curitiba. “Para que a doença não se prolifere, pedimos que os rondonenses com até 49 anos, que não possuem a vacina contra o sarampo, que se vacinem. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município”, explica.

“Vale lembrar que a pessoa que contraiu a doença, teve apenas um dos sintomas, que são as manchas avermelhadas. Os outros sintomas são: tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta e febre. Os sintomas aparecem apenas alguns dias após a exposição do vírus”, complementa Franciele.

O SARAMPO

O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa causada por um vírus. Normalmente é transmitido por meio de contato direto com uma pessoa infectada e pelo ar. O vírus infecta o trato respiratório e se espalha por todo o corpo. Para evitar a doença, a imunização é fundamental.

As atividades de imunização tiveram um grande impacto na redução das mortes por sarampo. De 2000 a 2017, a vacinação evitou aproximadamente 21,1 milhões de mortes no mundo. O número de óbitos pela doença no mundo caiu 80% no período, passando de 545 mil no ano 2000 para 110 mil em 2017.

No Brasil, a doença estava erradicada, mas voltou a causar vítimas recentemente.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533