Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mais de 36 milhões de carteira de cigarros contrabandeadas foram apreendidas pela PRF em 2019

A PRF verificou ainda, que o perfil das pessoas presas pelo cometimento do crime vem mudando.

Mais de 36 milhões de carteira de cigarros contrabandeadas foram apreendidas pela PRF em 2019

Cerca de 1 milhão de carteiras de cigarros foram apreendidas no Paraná só na última semana. Segundo levantamento, neste ano a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 36 milhões de carteiras de cigarros no estado. O valor corresponde ao dobro do que foi apreendido em 2018.

De acordo com o policial rodoviário federal Fernando Oliveira, o Paraná é o estado em que a PRF mais apreende cigarros contrabandeado. Segundo ele, isso acontece devido à localização do estado, já que o Paraná faz fronteira com o Paraguai. (Áudio 1)

A maioria dos veículos usados para o contrabando de cigarros são carros de pequeno porte roubados e com placas clonadas. De acordo com Fernando, as operações de combate ao tráfico são importantes para diminuir o furto de carros. Além disso, o cigarro ilegal não passa pelo controle sanitário exigido, e por isso pode trazer riscos à saúde. (Áudio 2)

Segundo a PRF, grande parte dos carregamentos de cigarros que são contrabandeados do Paraguai, passam por uma espécie de centro de distribuição no estado de São Paulo, e têm como principal destino o abastecimento de outros estados, principalmente os da região Nordeste.

A PRF verificou ainda, que o perfil das pessoas presas pelo cometimento de crime vem mudando, uma vez que muitos criminosos que antes cometiam o crime de tráfico de entorpecentes, migraram para o crime de contrabando de cigarros, que, além de vantajoso, possui penas mais brandas com relação ao tráfico de drogas.

Fonte: Band FM