Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Clima no Paraguai continua tenso; caminhões foram liberados, mas acordo foi encerrado

Na manhã desta quarta-feira (4), após um acordo, cerca de 30 caminhões foram liberados para cruzarem ao Brasil.

  • 04/12/2019
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
Clima no Paraguai continua tenso; caminhões foram liberados, mas acordo foi encerrado

A manifestação no lado paraguaio em Mbaracayú continua a todo o vapor e o clima por lá é tenso. Com estradas e portos fechados, os caminhoneiros estão sendo impedidos de cruzar o Lago de Itaipu do Paraguai e Brasil, em ambos os sentidos.

Na manhã desta quarta-feira (4), após um acordo, cerca de 30 caminhões foram liberados para cruzarem ao Brasil. Uma balsa com caminhões também saiu do Porto Internacional de Santa Helena sentido ao Paraguai, porém logo veio a notícia de que o acordo estaria encerrado.

Os manifestantes utilizam inclusive de carretas para obstruírem o acesso aos portos de Puerto Indio e Sanga Funda. Água e alimento já começaram a faltar para os motoristas. Alguns já estão desde quinta-feira (28) barrados no Paraguai.

Os manifestantes reivindicam o asfalto, que segundo o Ministério das Finanças do Paraguai, não há recursos para a execução da obra pela lei “chave na mão”, estimada em 70 milhões de dólares. A Polícia paraguaia acompanha a manifestação.

Uma reunião está agendada para ocorrer às 08h desta quinta-feira (5) em Assuncion para que haja uma possível negociação. Ao todo já são mais de 200 caminhões parados no fronteira do Paraguai e a fila ultrapassa cinco quilometros.

Fonte: Rodrigo Cardoso