Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dezembro Laranja alerta para os cuidados de prevenção ao câncer de pele

Dezembro Laranja alerta para os cuidados de prevenção ao câncer de pele

Trinta por cento de todos os casos de tumores malignos registrados no Brasil são de câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 180 mil novos casos da doença são registrados no país todos os anos.

Entre os mais comuns, estão os carcinomas basocelular e espinocelular, além dos melanomas, que são mais agressivos.

De acordo com o oncologista clínico do Centro de Oncologia do Paraná, Guilherme Stelko Pereira, é comum que as pessoas idosas sejam as mais atingidas. (Áudio 1)

Dezembro é o mês dedicado às campanhas de prevenção à doença. Segundo o médico, é preciso tomar as precauções necessárias ainda na infância e na adolescência para prevenir a incidência do câncer de pele. (Áudio 2)

A gestora de pessoas Roseli Maria Vidal percebeu algo errado na pele em 2017, mas chegou ao diagnóstico somente um ano depois. Isso porque ela não suspeitou que o problema fosse, de fato, um câncer. (Áudio 3)

O tratamento foi finalizado em agosto deste ano, mas o protetor solar e os cuidados com a exposição ao Sol foram redobrados. E é essa a principal dica para prevenir a doença, além de consultar um profissional de dermatologia.

Por isso, no dia 7 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Dia Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, com cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários realizando consultas gratuitas em mais de 130 postos de atendimento.

Em todo o país, no ano passado foram feitos 26.161 atendimentos, sendo que 3.852 casos de câncer de pele foram identificados.

Fonte: Band FM