Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

500 caminhões com grãos estão barrados na fronteira do Paraguai com o Brasil

Entre os produtos barrados estão 70% dos grãos, como milho, trigo e arroz, enquanto 30% corresponde a vários produtos.

  • 05/12/2019
  • Foto(s): Ultima Hora
500 caminhões com grãos estão barrados na fronteira do Paraguai com o Brasil

Com uma perda de US $ 50.000 por dia, os exportadores de grãos estão expostos à aplicação desde ontem do Sistema Internacional de Transição Aduaneira (Sintia), de acordo com a denúncia dos representantes dos exportadores Capeco (Câmara Paraguaia de Grãos e Oleaginosas)

"Existem 500 caminhões parados sem poderem passar ao Brasil, porque, apesar de nossos avisos de que isso não funcionaria, a Diretoria Nacional de Alfândega começou a aplicar o Sintia", disse Carlos Rendano, coordenador de transporte da Capeco.

O coordenador afirmou que o sistema pretende integrar a alfândega dos países vizinhos, mas é diferente o fato de 50 caminhões entrarem na Argentina e os 500 caminhões que vão para o Brasil, portanto, nessas condições não funcionará de acordo com sua versão.

Atualmente, há um inconveniente para a passagem de caminhões por Salto del Guairá, no departamento de Canindeyú, devido ao nível baixo da água e por Puerto Indio, Alto Paraná, devido ao bloqueio dos colonos que demandam a construção de um pavimento asfáltico, ao qual se acrescenta a implementação do novo sistema aduaneiro, de acordo com a denúncia.

A frota de veículos encalhados no Alto Paraná representa um gasto diário de cerca de US $ 100 por dia e será impossível liberar durante o dia, segundo Rendano. Anteriormente, o procedimento era realizado através de um código de barras, que desde esta quarta-feira já está suspenso.

Entre os produtos barrados estão 70% dos grãos, como milho, trigo e arroz, enquanto 30% corresponde a vários produtos.

Fonte: Ultima Hora