Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretaria da Saúde confirma 36 municípios com casos de sarampo no Paraná

Secretaria da Saúde confirma 36 municípios com casos de sarampo no Paraná

O boletim semanal do sarampo, divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, confirmou 59 novos casos da doença no Paraná. O aumento em relação à semana passada é de 12%.

Desde agosto, 538 casos de sarampo foram confirmados no Estado. O boletim mostra um aumento de casos em todo o Estado, mas Curitiba segue como local de maior concentração de infecções, com 60% das ocorrências. Recentemente 2 casos da doença foram confirmados na Região Oeste, um em Toledo e outro em Marechal Candido Rondon, ambos importados de outras localidades.

Pessoas com idade entre 20 e 29 anos continuam sendo o público mais infectado com o vírus do sarampo, representando 52% dos casos de vítimas. Todas as pessoas com idade entre 1 a 29 anos devem receber duas doses da vacina tríplice viral e, de 30 a 49 anos, uma dose.

O Ministério da Saúde disponibilizou também a vacinação para os bebês de 6 a 11 meses, a chamada Dose Zero. O secretário Estadual da Saúde, Beto Preto, reforça que, até os 29 anos de idade, é necessário tomar duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias. (Áudio abaixo)

O calendário nacional de vacinação indica que aos 12 meses de vida a criança deve receber a primeira dose da tríplice viral – que previne sarampo, caxumba e rubéola – e a segunda dose aos 15 meses de vida com a tetra viral, que protege contra o sarampo, rubéola, caxumba e varicela. As doses da vacina estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde de todos os municípios do Estado. A secretaria estadual recomenda que as pessoas levem a carteira de vacinação, mas, caso não seja possível, a vacina será aplicada mesmo assim.

Fonte: AEN