Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

5 lanches saudáveis que ajudam a tratar a depressão

5 lanches saudáveis que ajudam a tratar a depressão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a depressão é um transtorno mental muito comum em todo o mundo. Suas principais características são a presença de tristeza, sentimentos de culpa ou falta de autoestima. Há também a perda de interesse ou prazer, distúrbios de sono ou apetite, déficit de concentração e sensação de cansaço. Além disso, a OMS observa que a depressão pode se tornar crônica ou periódica. Isso dificulta muito o desempenho das diferentes atividades realizadas pela pessoa que a sofre, bem como a sua capacidade de enfrentar a vida cotidiana. Ninguém está isento de sofrer desse transtorno mental, porque estamos todos expostos ao estresse e à ansiedade que ocorrem em nossos respectivos ambientes de trabalho e ambientes pessoais.

Mulher com depressão e tristeza

A OMS diz que a depressão afeta a mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Entre 2005 e 2015 os casos aumentaram em mais de 18%. Além disso, também indica que esta doença pode levar a um sério problema de saúde. Acima de tudo, quando se prolonga por muito tempo e se intensifica de maneira moderada ou grave. Nos casos mais pronunciados, pode levar ao suicídio. Anualmente, quase 80.000 pessoas tiram suas próprias vidas. Além disso, essa ação é a segunda causa de morte na faixa etária entre 15 e 29 anos de idade, segundo dados da OMS.

Tratamentos

A OMS estipula que, embora existam tratamentos eficazes para combater a depressão, infelizmente, metade dos afetados em todo o mundo não os recebe. Um dos principais obstáculos para conseguir atenção efetiva é a escassez de recursos e especialistas em saúde treinados para realizá-la. Isto está ligado, por sua vez, à estigmatização que existe culturalmente sobre desordens mentais e diagnósticos clínicos imprecisos. Muitas vezes, as pessoas que sofrem de depressão recebem diagnósticos incorretos. O inverso também acontece com indivíduos que não sofrem desta doença e são diagnosticados erroneamente e tratados com antidepressivos desnecessariamente. Por isso, apresentaremos uma série de lanches saudáveis que podem ajudá-lo no tratamento da depressão. No entanto, é preciso se lembrar do seguinte: sempre consulte o seu médico sobre as melhores opções para tratar esta condição.

5 lanches saudáveis que podem ajudá-lo a tratar a depressão

Aveia

Os níveis de açúcar em nossa corrente sanguínea podem ter alguma relação com a depressão. Felizmente, existem alimentos que ajudam a equilibrar a glicose em seu corpo, aliviam o sistema nervoso e otimizam seu bem-estar emocional. É aqui que a aveia desempenha um papel fundamental. Graças ao seu teor de fibra solúvel, ajudará a acalmar o seu sistema digestivo e permitirá evitar a diminuição dos níveis de açúcar em seu corpo. Algo que pode ajudá-lo a evitar mudanças repentinas em seu humor. Além disso, este grão integral também oferece ao seu corpo vitaminas B1, B6 e B5. Esses nutrientes podem te ajudar a preservar sua estabilidade emocional, pois influenciam a produção de substâncias químicas cerebrais que afetam o humor. Para tirar proveito de seus benefícios, você pode usar a aveia em suas diferentes apresentações. Por exemplo, uma salada de frutas acompanhada de aveia torrada.

Lanches saudáveis: Nozes

Lanches saudáveis para tratar a depressão; As nozes ou outros frutos secos também são um dos lanches saudáveis mais recomendados como coadjuvantes no tratamento da depressão. Elas contêm ácidos graxos ômega 3, elementos essenciais para o bom funcionamento do nosso cérebro. Foi demonstrado que baixos níveis de ômega 3 podem ser uma das razões que causam depressão. Assim, elas podem nos ajudar a ter um bom humor e promover o bem-estar do sistema cardiovascular. Da mesma forma, consumir nozes regularmente te ajudará a se concentrar e manter o cérebro ativo. Além disso, com o passar do tempo, pode impedir a deterioração cognitiva.

Chocolate

O chocolate amargo, rico em cacau, contém moléculas antioxidantes que te ajudarão a parar a ação dos radicais livres. Da mesma forma, seu consumo é um estimulante para a obtenção de serotonina no cérebro, uma substância que melhora o humor e reduz o cortisol. Ele é um lanche perfeito. Nas quantidades recomendadas, pode ser muito saudável para o corpo e a mente. Só se certifique de comprar chocolates com 70% de cacau.

Banana

A banana é rica em magnésio. Pessoas que apresentam quadros de estresse, depressão ou ansiedade são muito beneficiadas pelo consumo desta fruta ao aumentar seus níveis desse mineral no organismo.

Maçã

Mulher com depressão; A maçã é uma fonte de antioxidantes que ajudam no bom funcionamento do cérebro. Eles também contribuem para a produção de neurotransmissores como a dopamina, que nos permitirão contemplar a vida positivamente.

Alimentos não recomendados para lanches saudáveis; Se você foi diagnosticado com depressão ou suspeita de sofrê-la, além de primar pelos lanches saudáveis, deve evitar ou reduzir o consumo dos seguintes alimentos:

Café e chá em excesso
Alimentos gordurosos
Alimentos com açúcar refinado
Refrigerantes e álcool
Alimentos com adoçantes artificiais

Fonte: Melhor com saúde