Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ponte da Amizade ganha sistema de monitoramento inteligente

Parceria entre Receita Federal , ABDI e INDT vai melhorar o controle da fronteira entre o Brasil e o Paraguai com o uso de tecnologias de reconhecimento facial e de placas de veículos, Inteligência Artificial, IoT e Big Data.

  • 12/12/2019
  • Foto(s): Catve
Ponte da Amizade ganha sistema de monitoramento inteligente

A fronteira mais movimentada do Brasil, por onde passam diariamente cerca de 100 mil pessoas e 40 mil veículos, ganhará um importante reforço no controle aduaneiro. A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) iniciam as operações do “Fronteira Tech” na Ponte Internacional da Amizade, que liga Foz do Iguaçu/PR à Ciudad del Este/PY. O lançamento do projeto será nesta segunda-feira (16), às 14h30, na Aduana da Ponte Internacional da Amizade.

Na entrada e na saída da Aduana e ao longo da Ponte da Amizade estão sendo instalados 70 equipamentos inteligentes com capacidade de fazer reconhecimento facial e identificar placas de veículos.

A iniciativa promover o uso de tecnologias digitais com foco na segurança pública. O software de Inteligência Artificial identifica padrões e gera dados que ajudarão no combate a crimes como contrabando, descaminho e tráfico de drogas e armas. Se um carro for roubado e passar pelo local, o sistema é capaz de identificar rapidamente a placa e emitir um alerta. O mesmo ocorre com a identificação facial para procurados da Justiça, por exemplo.

A expectativa é a de que o projeto possa ser replicado em outras Aduanas brasileiras de fronteira, em postos da Polícia Rodoviária Federal, em municípios com elevados índices de criminalidade ou mesmo na segurança de empresas e parques industriais. O investimento na aquisição, instalação e operação dos equipamentos e softwares na Ponte da Amizade é de R$ 5 milhões.

Fonte: Assessoria