Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Foz do Iguaçu ganha o sistema de segurança na fronteira mais moderno do Brasil

Fronteira Tech permite reconhecimento facial e das placas de veículos na área da Ponte da Amizade. Sistema foi inaugurado nesta segunda-feira (16), com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

  • 17/12/2019
  • Foto(s): Sara Cheida / Itaipu Binacional
Foz do Iguaçu ganha o sistema de segurança na fronteira mais moderno do Brasil

A fronteira de Foz do Iguaçu com Ciudad del Este, no Paraguai – a mais movimentada do Brasil, com a circulação diária de 100 mil pessoas e 40 mil veículos – ganhou, na tarde desta segunda-feira (16), um reforço no combate ao contrabando e ao descaminho. O Fronteira Tech, vinculado à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério da Economia, vai permitir usar a tecnologia, como sistemas de câmeras e inteligência artificial, para ajudar no controle alfandegário.

A cerimônia, na Aduana da Receita Federal, na Ponte Internacional da Amizade, contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Ele havia participado, pela manhã, da inauguração do primeiro Centro Integrado de Operações de Fronteira (Ciof) do País. A estrutura de 600 metros quadrados, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), recebeu investimentos de R$ 2,9 milhões da Itaipu Binacional. Combinados, Ciof e Fronteira Tech farão do controle fronteiriço em Foz do Iguaçu o mais moderno do País e piloto para outras regiões.

“Este é um projeto instalado aqui, mas que beneficia outras regiões do País, porque Foz do Iguaçu é uma caixa de ressonância para todo o Brasil”, resumiu Sérgio Moro, destacando que, além do controle alfandegário, o sistema inteligente ajudará na segurança pública. O ministro parabenizou, ainda, o empenho da Itaipu no desenvolvimento regional. “Itaipu sempre teve um papel relevante na região. Por isso, é importante destacar a visão da empresa na escolha de bons projetos para o entorno”, concluiu.

Também participaram do evento o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; o presidente da ABDI, Igor Nogueira Calvet; o subsecretário-geral da Receita Federal do Brasil, Décio Rui Pialarissi; o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna; o diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Castanheira Garrido Alves, entre outras autoridades.

Para Ratinho Junior, a cidade viverá uma grande transformação nos próximos anos e é preciso que as novas tecnologias no combate ao crime organizado e no controle aduaneiro acompanhem este crescimento. “Com o investimento de R$ 460 milhões da Itaipu, já está sendo construída a nova ponte com o Paraguai. Além disso, com a Infraero e Itaipu, estamos ampliando a pista do Aeroporto Internacional, podendo receber aviões da Europa e dos Estados Unidos. Nosso objetivo é quadruplicar o número de turistas nos próximos anos”, listou.

Segundo Silva e Luna, é papel da Itaipu estar sempre presente em ações que melhorem a região da Tríplice Fronteira em todas as áreas. “Este projeto, somado ao Ciof e a outras ações que estamos desenvolvendo em conjunto com o governo do Estado do Paraná e o presidente Bolsonaro buscam melhorar a segurança e a qualidade de vida não somente em Foz do Iguaçu, mas em todo o País, pois a importância estratégica desta fronteira transcende a região.”

O diretor da Itaipu também participou, pela manhã, da inauguração do Ciof, quando avaliou sobre a importância de atacar o crime de forma estratégica, fazendo o primeiro combate já na fronteira, para que ele não avance pelo País.

Fronteira Tech

O sistema envolve um conjunto de 70 câmeras de alta definição colocadas na entrada e na saída da Aduana e ao longo da Ponte da Amizade. Elas têm a capacidade de fazer o reconhecimento facial das pessoas que circulam pela fronteira, além de identificar as placas dos veículos. O software de inteligência artificial identifica padrões e gera dados que ajudarão no combate a crimes como contrabando, descaminho e tráfico de drogas e armas.

Esta nova ferramenta vai multiplicar o número de dados aos quais os auditores e analistas da Receita Federal terão acesso. “Hoje fazemos cerca de 10 mil abordagens, sendo 2 mil efetivas. Com o novo sistema, vamos aumentar o número de abordagens efetivas”, explica Décio Rui. De acordo com ele, a sinergia entre Fronteira Tech, Ciof e as instituições envolvidas – entre elas Itaipu e PTI – é fundamental para o bom funcionamento do projeto.

“A ideia não ficar só em Foz do Iguaçu. Vamos fazer da fronteira um projeto-piloto, para amadurecimento e melhorias e, assim, levar para as outras fronteiras do País”, defende Décio. Segundo ele, é preciso estar “um passo a frente” do crime organizado, para que o combate a ele tenha êxito. “Se o crime é organizado, nós temos que ser mais ainda”, concluiu.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional