Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Nova tarifa aduaneira no Paraguai causa congestionamento de caminhões na fronteira

Cerca de 600 caminhões carregados de soja e milho esperam para passar a aduana da Ponte Internacional da Amizade, nos dois lados da fronteira.

  • 18/12/2019
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz
Nova tarifa aduaneira no Paraguai causa congestionamento de caminhões na fronteira

Centenas de caminhões estão parados ao longo da rodovia internacional em Cidade do Leste (PY), esperando para passar a fronteira com o Brasil. Em Foz do Iguaçu a fila de caminhões em direção ao Paraguai também é grande.

A Câmara Paraguaia de Terminais e Portos Privados (Caterppa), diz que a demora em despachar as cargas é culpa da Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP), também do Paraguai. Cerca de 600 caminhões carregados de soja e milho esperam para passar a aduana da Ponte Internacional da Amizade, nos dois lados da fronteira.

Segundo Ricardo dos Santos, presidente da Caterppa, o problema começou após entrar em vigor a resolução 226/19, de junho de 2019, que autorizou a ANNP cobrar uma tarifa maior dos caminhões que fazem o trânsito entre Cidade do Leste e Assunção, forçando com que despachem na fronteira e não cheguem até a capital.

A tarifa de US$ 80 é 100% maior que a cobrada anteriormente. Mas o maior problema apontado pela Caterppa, é que o porto da ANNP em Cidade do Leste tem capacidade física e efetiva limitada, não vencendo a demanda das cargas. “Então pedem à aduana brasileira que não envie cargas até o Paraguai, porque não há lugar para o ingresso. Como na aduana brasileiro o espaço também é limitado, pedem que os caminhões de exportação paraguaia não venham”, disse Santos.

O aumento da tarifa fez restringiu o trânsito aos portos internos para 18 mil caminhões ao ano, cerca de 70 ao dia, segundo dados da Caterppa, diminuindo a velocidade na liberação pelo lado brasileiro. Soma-se a isso o maior fluxo de comercio internacional nesta época do ano de fertilizantes e cementos, além das exportações normais de soja, trigo e carne.

Fonte: Rádio Cultura Foz