Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Usina de Itaipu bate recorde de turistas dois dias antes do final do ano

Foram mais de 1,025 milhão de pessoas que passaram pelos atrativos turísticos da hidrelétrica em 2019, superando os números de 2018.

  • 31/12/2019
  • Foto(s): Rubens Fraulini / Itaipu Binacional
Usina de Itaipu bate recorde de turistas  dois dias antes do final do ano

Cinco dias depois de alcançar a marca de 1 milhão de visitantes em 2019, no feriado de Natal, a usina de Itaipu superou nesta segunda-feira (30) o próprio recorde anual do turismo. A nova marca foi obtida por volta das 15h, quando a visitação chegou a 1,025 milhão de pessoas, batendo os 1.024.549 visitantes registrados durante todo o ano de 2018. Os números consideram as visitas turísticas e institucionais, das margens brasileira e paraguaia da usina.

A dentista Creusa Helena D’Antona de Sousa e o professor Daniel Antonio de Aquino Neto, de Manaus (AM), foram homenageados como os visitantes de número 1,025 milhão. “Foi uma grande surpresa e estamos muito emocionados”, afirmou Daniel, no Mirante Central da empresa. Foi a primeira visita do casal à hidrelétrica.

A cerimônia teve a participação do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, do diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Garrido, do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e autoridades ligadas ao setor de turismo.

Silva e Luna destacou que o turismo é a principal atividade econômica da região, gerando renda e empregos para os moradores, e o incremento da visitação é resultado dos investimentos feitos no setor. “Foz do Iguaçu e região têm vocação para o turismo e o crescimento desta atividade econômica gera benefícios para toda a sociedade”, afirmou. “A Itaipu contribui porque faz parte de sua missão atuar no desenvolvimento regional”, completou. (Ouça o áudio abaixo)

Entre os investimentos em infraestrutura que têm recursos de Itaipu estão a segunda ponte sobre o Rio Paraná, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, e obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que vai transformá-lo num grande centro de conexões, com capacidade para receber voos internacionais de grande porte.

A Itaipu também montou um cronograma de revitalização para todos os atrativos do complexo turístico, que será implementado a partir de 2020. O prefeito Chico Brasileiro agradeceu o apoio de Itaipu e destacou que “o turismo representa o progresso não só de Foz do Iguaçu, mas de toda a região, do Brasil e do Paraguai”.

Alto desempenho

A expectativa de Itaipu é que, até o final de 2019, serão mais de 1,030 milhão de turistas registrados desde o início de janeiro. Os números comprovam o bom desempenho do setor. Também nesta segunda-feira (30), o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, bateu o recorde de 2 milhões de visitantes.

Proporcionalmente, o mês com melhor desempenho para o turismo de Itaipu foi junho de 2019, com salto de 33,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o mês com maior visitação foi janeiro, com 128.840 turistas, 0,8% a mais que janeiro de 2018.

Na margem brasileira, os três atrativos mais procurados pelos turistas foram, pela ordem, Visita Panorâmica, Ecomuseu e Circuito Especial. Na margem paraguaia, a Visita Panorâmica também foi a mais procurada, seguida do Museu da Terra Guarani e o Refúgio Biológico Taty Yupi.

Desde 1976, quando foi aberta para visitação, a Itaipu já recebeu mais de 24 milhões de turistas em ambas as margens.

Passeios

O Complexo Turístico Itaipu (margem brasileira) conta, atualmente, com oito passeios. Em “Itaipu Especial”, o visitante faz um percurso no coração da usina, conhecendo áreas internas e externas da usina. O passeio mais popular, “Itaipu Panorâmica”, é a bordo de ônibus double-decker que levam os visitantes por um passeio pelos ângulos mais impressionantes de Itaipu.

“Itaipu Iluminada” é uma chance de ver a usina de forma diferente, à noite, num show de luzes de tirar o fôlego. O turista que opta pelo passeio “Itaipu Refúgio Biológico” conhece a unidade de proteção ambiental da Itaipu, criada para preservar a fauna e a flora durante a formação do reservatório da Usina. A experiência é ampliada com aprendizado sobre o meio ambiente.

No passeio “Itaipu Ecomuseu”, os visitantes veem fotografias, peças e objetos que ajudam a contar a rica história da Itaipu Binacional. Uma enorme maquete de 76 metros quadrados reproduz toda a região trinacional. Além disso, o espaço conta com uma atração, o Ciência na Esfera, e exposições temporárias – como “Asas da memória – Santos Dumont na Terra das Cataratas”.

Moradores de Foz do Iguaçu e de municípios Lindeiros possuem gratuidade em alguns passeios, como “Itaipu Panorâmica”, “Itaipu Polo Astronômico” e "Itaipu Ecomuseu". Para validar os descontos e gratuidades, é necessário apresentar Documento de Identidade com foto e Comprovante de Residência (conta de energia elétrica, água, telefone ou Título de Eleitor) no nome da pessoa. No caso de menores de 18 anos, o comprovante de residência deve estar no nome dos pais.

Conheça mais sobre os passeios, horários e valores no site: www.turismoitaipu.com.br.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional