Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Show das águas com cara nova: Mirante do Vertedouro da Itaipu ganha revitalização completa

Obras de terraplanagem começaram nesta quarta-feira (8) e devem durar 90 dias. Todo o piso será trocado por paver e canteiros elevados.

  • 08/01/2020
  • Foto(s): Divulgação CTI
Show das águas com cara nova: Mirante do Vertedouro da Itaipu ganha revitalização completa

O mirante do vertedouro, uma das principais paradas do atrativo turístico Itaipu Panorâmica, está ganhando uma revitalização completa. Nos próximos 90 dias, todo o piso do espaço será trocado: as pedras irregulares darão lugar para 4.300 m² de piso tipo paver, além de 1.500 m² de canteiros elevados e um novo estacionamento para ônibus. As alterações darão um visual mais agradável ao mirante que é lotado pelos turistas, especialmente, quando o vertedouro da Itaipu está aberto.

Na manhã desta quarta-feira (8), as máquinas começaram a trabalhar no local, fazendo a terraplanagem com a retirada das pedras irregulares. Na sequência, serão instaladas as infraestruturas de drenagem, água e energia. Além da colocação do paver, serão criados cinco jardins elevados, com cerca de um metro de altura, em vários pontos do local. O paisagismo será feito pela área ambiental da Itaipu. Em um segundo momento, será criada uma área asfaltada de 3.139 m² para estacionamento dos veículos.

“A revitalização vai deixar ainda mais receptivo este atrativo para os turistas que visitam a Itaipu”, comentou o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna. Ele ressalta que Itaipu tem investindo cada vez mais tanto internamente quanto externamente no turismo, que é uma vocação natural de Foz do Iguaçu. “Investir no turismo atende à missão da Itaipu e gera benefícios para toda a sociedade”.

Turismo em alta

Em 2019, o turismo da Itaipu atingiu uma nova marca histórica. No ano passado, 1.028.225 turistas visitaram os vários atrativos da binacional, estabelecendo um novo recorde. O levantamento considera as visitações das margens brasileira e paraguaia nas modalidades turística e institucional. Em 2019, o número de turistas superou em 0,4% o de 2018, quando foram registradas 1.024.549 visitas. 

A visita Itaipu Panorâmica, um passeio de ônibus pelos principais pontos da usina hidrelétrica, carro-chefe do pacote de passeios da Itaipu, foi o atrativo que mais contribuiu para atingir o recorde. O aumento, em relação a 2018, foi de 5,7% nas visitações provenientes da margem brasileira e 3,8% da paraguaia. Um total de 580.202 pessoas fez esta modalidade de visita, pelos dois lados da hidrelétrica.

O mirante do vertedouro é uma das principais paradas da visita Itaipu Panorâmica, especialmente, em períodos de abertura do vertedouro da Itaipu. O espetáculo das águas, em período de cheias, encanta os turistas, com uma vazão muitas vezes superior à das Cataratas da Iguaçu, no Parque Nacional.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional