Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Guaíra está em guerra contra a dengue; casos passam de 140

Secretaria de Saúde decretou epidemia. A aplicação do veneno conhecido como fumacê está em falta desde maio.

  • 09/01/2020
  • Foto(s): Divulgação
Guaíra está em guerra contra a dengue; casos passam de 140

A Secretaria de Saúde de Guaíra decretou estado epidemiológico da dengue. Ao todo já são 142 casos confirmados até esta quarta-feira (08) conforme divulgado no Boletim Epidemiológico da Dengue do município.

Diante do cenário que requer muito cuidado e atenção, o município convocou uma comissão formada por membros de diversas secretarias e diretorias para desenvolver uma ação integrada no combate e prevenção da dengue. (Secretaria de Saúde por meio Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria de Infraestrutura, Agropecuária e Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Limpeza pública, Diretoria de Obras, Diretoria de Meio Ambiente, Secretaria de Fazenda por meio da Diretoria de Fiscalização com apoio da Ouvidoria e Imprensa).

Uma das ações mais importantes no combate a dengue, a aplicação do veneno conhecido como fumacê está em falta em todo o Brasil desde maio. A ausência do veneno, ajuda no aumento de focos do mosquito da dengue, que nessa época do ano tem seu ápice de proliferação devido o clima da estação como chuvas e calor. A responsabilidade para compra e disponibilização do fumace aos municípios é do Ministério da Saúde do Governo Federal.

O Município disponibiliza canais para denúncias pelo 156 e também pelo Whatsapp 3642-9958, por meio da Ouvidoria, para que possam denunciar munícipes que não estejam tendo o devido cuidado com suas residências, desta forma, equipe da Prefeitura inclui a residência do cidadão no cronograma para a  recolha de lixo e entulhos, acaso continuem com o descuido, a Fiscalização passará notificando e multando.

Sendo assim, a guerra contra a dengue está ainda mais sob responsabilidade de toda a população. Evitar que novos mosquitos nasçam é a única forma de prevenção. Acabar com focos (água parada) se torna obrigação e necessidade de todos, pois a eliminação do mosquito que transmite a Dengue, só pode ser realizada por intermédio do inseticida que está em falta.

A dengue pode levar a morte. Não é brincadeira. Nesse momento, o Município solicita que todo cidadão guairense faça sua parte, limpe seus quintais, use repelente, denuncie quem não está fazendo sua parte. Juntos podemos eliminar esse mosquito.

Fonte: Assessoria