Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Parque Nacional do Iguaçu comemora 81 anos com boas ações no turismo e no meio ambiente

Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela Unesco abriga as Cataratas do Iguaçu, maior atrativo turístico da região. Festa teve a presença do chefe do PNI, Ivan Baptiston, e do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

  • 10/01/2020
  • Foto(s): Sara Cheida / Itaipu Binacional
Parque Nacional do Iguaçu comemora 81 anos  com boas ações no turismo e no meio ambiente

Maior remanescente de Floresta Atlântica na região Sul do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) comemorou nesta sexta-feira (10) o aniversário de 81 anos de criação. A unidade abrange uma área de 185 mil hectares que inclui as Cataratas do Iguaçu, uma das maiores quedas d'água do mundo e o maior atrativo turístico da região.

O parque também é a primeira unidade de conservação do País instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A gestão é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

A festa ocorreu no auditório do Centro de Visitantes, com a presença do chefe do PNI, Ivan Baptiston, do chefe do Parque Nacional Iguazú, na Argentina, Sergio Acosta, e do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, entre outras autoridades. O diretor de Coordenação da Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell, e o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, também participaram da cerimônia.

Baptiston destacou que o parque conserva uma rica biodiversidade, um dos raros fragmentos de floresta do País em que ainda é possível encontrar vida selvagem. Ele citou espécies ameadas de extinção que vivem no local, como a onça-pintada (Panthera onca) e o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris).

O diretor do PNI também mencionou as parcerias com outras instituições, como a Itaipu Binacional, que coordena ações de preservação no entorno do reservatório. “Logo teremos hapias voando aqui”, afirmou, referindo-se ao programa de reprodução em cativeiro da espécie (Harpia harpyja) desenvolvido pela binacional.

Joaquim Silva e Luna salientou a integração de ambas as instituições, Itaipu e PNI, em projetos de preservação da biodiversidade regional. Lembrou ainda que a usina mantém mais de cem mil hectares de áreas protegidas no entorno do reservatório.

Em 2018, a margem brasileira do reservatório foi reconhecida pela Unesco como “Reserva da Biosfera”. A margem paraguaia já detinha este título desde 2017. “Participamos dessa história. Desde a época da construção da própria usina, houve uma preocupação muito grande com a preservação dos animais e de toda a natureza.”

De acordo com o diretor, os cuidados com o meio ambiente são essenciais para garantir a qualidade da água do reservatório, atendendo, assim, à principal missão da empresa, que é gerar energia a partir de uma fonte limpa e renovável.

Silva e Luna também destacou a importância do turismo para a economia da região, tendo à frente o Parque Nacional do Iguaçu, que recebeu mais de dois milhões de visitantes em 2019, e a própria Itaipu Binacional, com mais de um milhão de visitantes.

Também em 2019, a usina iniciou uma série de obras de infraestrutura que beneficiam o setor, como a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e a duplicação de sua principal via de acesso. Em 2020, começa um amplo processo de revitalização de todos os atrativos turísticos da empresa.

“Nossa ideia é que as pessoas que venham nos visitar saiam daqui com vontade de ficar. Que tragam pelo menos mais três visitantes, indicando o que viram: a beleza produzida pelo homem, por meio da nossa Itaipu, e a beleza produzida pela natureza, que são as Cataratas”, completou.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional