Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Termina nesta semana o prazo das matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no Paraná

Atualmente, a rede estadual de ensino possui 92 Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos e 238 escolas que ofertam a modalidade de ensino.

Termina nesta semana o prazo das matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no Paraná

As inscrições para a Educação para Jovens e Adultos (EJA) no Paraná pode ser feita até sexta-feira (24). Para este ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte readequou o cronograma da Educação de Jovens e Adultos para semestral e unificou a matriz curricular. Com isso, os estudantes podem concluir tanto a etapa do Ensino Fundamental quanto a do Ensino Médio em dois anos.

Além disso, a matriz unificada garante que todas as instituições que ofertam a modalidade tenham as mesmas disciplinas, facilitando a continuidade dos estudos, caso seja necessário mudar de escola, e facilitando a organização dos professores para a escolha das aulas. Segundo o diretor de Educação, Raph Gomes Alves, o tempo máximo de curso para cada etapa é de dois anos, mas pode ser concluído em menos tempo, de acordo com a disponibilidade e os resultados obtidos pelo aluno. (Áudio abaixo)

Quem deseja voltar a estudar deve procurar as instituições que oferecem a modalidade e fazer a matrícula no local. O Ensino Fundamental Anos Finais, ou seja, do 6º ao 9º ano, pode ser cursado por qualquer pessoa com 15 anos completos. Já o Ensino Médio pode ser cursado por qualquer pessoa com 18 anos completos ou mais. Atualmente, a rede estadual de ensino possui 92 Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos e 238 escolas que ofertam a modalidade de ensino. A lista das instituições está no site www.educacao.pr.gov.br.

Fonte: AEN