Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Copel flagra 43 ???gatos??? por dia em todo Paraná

De acordo com o superintendente da Copel, os consumidores honestos é que acabam pagando a conta.

Copel flagra 43 ???gatos??? por dia em todo Paraná

A cada a dia a Copel registras 43 flagrantes de ligações irregulares de energia no Paraná. São os chamados “gatos”, que geram prejuízos no sistema e são crimes previstos em lei.

Todos os dias, após denúncias ou através das análises das faturas, as equipes de inspeção da Copel saem a campo para verificar se há alguma alteração ou irregularidades na ligação de energia de residências e empresas. E o resultado muitas vezes é a comprovação de uma atitude, que muita gente acha comum e nem se dá conta do perigo que está correndo. Como explica o Superintende Comercial da Copel João Bonat Junior. (Áudio 1)

Ao longo de 2019 foram constatadas quase 11 mil irregularidades, uma média de 43 casos por dia. Atualmente a Companhia conta com 40 equipes de fiscalização de instalações, que utilizam equipamentos modernos para as verificações. Em 80% dos casos o “gato”de luz está dentro da entrada de serviço das unidades consumidoras.

Só no Paraná o total de energia roubada do sistema em 2019, seria o suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 25 mil habitantes por um ano. De acordo com o superintendente da Copel, os consumidores honestos é que acabam pagando a conta. (Áudio 2)

Fazer ligações irregulares ou adulterar o medidor, são crimes previsto no código penal brasileiro, com penas que variam de 1 a 3 anos de prisão.

Fonte: Tv Tarobá