Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Casos de dengue no Paraná aumentam 25% em uma semana

São 7.618 casos da doença em todo o estado.

Casos de dengue no Paraná aumentam 25% em uma semana

De acordo com o boletim epidemiológico da dengue divulgado, pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta terça-feira (21), são 7.618 casos da doença em todo o estado – 1.550 a mais do que na publicação anterior. Dos registros, 5.578 são autóctones, ou seja, a pessoa contraiu a doença na cidade onde vive. Os dados são medidos desde agosto.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento chega a 4.846%. Ainda segundo o balanço oficial, são 24 municípios em situação de epidemia, dois a mais do que na semana passada. Outros 27 municípios estão em situação de alerta.

Diante do aumento no número de ocorrências, o Governo do Estado decidiu ampliar o combate à dengue, como explica o Governador Ratinho Junior. (Áudio 1)

O Comitê Intersetorial de Controle da Dengue vai criar um cronograma de mutirões pelo Estado. Entres as ações já realizadas está a remoção técnica de criadouros nos municípios de Nova Cantu, Quinta do Sol e Florestópolis, com redução do número de infestação nos domicílios. O secretário da Saúde, Beto Preto, ressalta que o trabalho é fundamental para diminuir a existência do mosquito. (Áudio 2)

O secretário reforçou que 59% dos casos confirmados no Paraná são do sorotipo 2, considerado mais resistente. (Áudio 3)

As cidades com maior número de casos confirmados são Inajá, Nova Cantu, Paranavaí e Quinta do Sol.

Fonte: AEN