Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Município convoca produtores de leite para programa de incentivo ao melhoramento genético

Todos os interessados deverão apresentar os dados do rebanho que podem ser retirados na sede da Adapar.

  • 29/01/2020
  • Foto(s): Assessoria
Município convoca produtores de leite para programa de incentivo ao melhoramento genético

A Administração Municipal por intermédio da secretaria de Agricultura, está continuando o programa de incentivo ao melhoramento genético que subsidia clínicas veterinárias a inseminar o gado leiteiro nas propriedades rurais de todo o município, restando ao produtor somente o custo do material genético de sua preferência.

A partir do dia 10 de fevereiro, o setor responsável está promovendo um recadastramento dos produtores que tem por objetivo identificar quantos animais cada um possui e, através deste levantamento, fornecer a quantidade exata de autorizações para inseminação.

Todos os interessados deverão apresentar os dados do rebanho que podem ser retirados na sede da Adapar – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, de Santa Helena que está estabelecida junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Avenida Curitiba.

Posteriormente esses documentos devem ser entregues na secretaria de Agricultura conforme explica uma das responsáveis, pelo PIA – Programa de Inseminação de Santa Helena, Carolina Dutra: “É importante que os produtores estejam com a vacinação e os exames do rebanho em dia, sobretudo da brucelose e tuberculose, apenas assim, é possível ter acesso ao incentivo, “ressalta.

Percentual de falhas

Além do gado existente, o produtor terá direito a um percentual a mais de fichas para compensar as falhas que sempre acontecem.

Ano passado cada bovinocultor tinha direito a 1.2% de inseminações por animal e neste ano, o percentual foi aumentado para 1.8%: “Visualizamos que muitas fêmeas necessitam de mais do que uma intervenção, levando em consideração as altas temperaturas da nossa região que acabam dificultando a fecundação,” explica a responsável.

Outras informações podem ser obtidas na secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que fica no prédio anexo a prefeitura, com atendimento das 7:30 às 11:30 e 13h30 às 17:30 no setor de inseminação.

Fonte: Assessoria