Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Região Oeste poderá ser reconhecida como polo de inovação no agronegócio

Medida foi discutida com diretoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Show Rural Coopavel, em evento do POD e Sebrae.

  • 07/02/2020
  • Foto(s): Marcos Labanca/Grampo Comunicação
  • Brasil/Paraná
Região Oeste poderá ser reconhecida como polo de inovação no agronegócio

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) poderá chancelar a Região Oeste como Polo Regional de Inovação no Agronegócio. Essa medida foi debatida com o diretor de Inovação do ministério, Luis Cláudio de França, em eventos do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Sebrae, no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR).

O pedido, em tramitação no MAPA, é uma demanda das instituições que integram o Sistema Regional de Inovação (SRI), que articula o movimento Iguassu Valley, rede de atores públicos e privados da região que estimula ambientes inovadores. Os polos de agroinovação desenvolvem soluções tecnológicas ligadas à produção rural.

No Paraná, somente a cidade de Londrina é reconhecida pelo governo federal como Polo Regional de Inovação no Agronegócio. Conforme Luis Cláudio de França, o ministério irá agilizar o andamento da solicitação feita pela Região Oeste para que o SRI passe a integrar os esforços do MAPA na definição e consolidação desse programa nacional.

"Entendemos que a Região Oeste já é um polo de inovação. Vamos acelerar o procedimento de reconhecimento pelo ministério para seguirmos construindo juntos esse processo, integrando e dialogando com as iniciativas pública e privada, universidades e instituições de pesquisa", afirmou o diretor do MAPA.

"O governo quer promover os polos de inovação servindo de ponte para atrair investimentos, empresas, e conectar todos os agentes de inovação", esclareceu Luis Cláudio de França. "A intenção é trabalhar o desenvolvimento para que a região seja cada vez mais pujante", enfatizou o diretor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Visibilidade

Gerente da unidade Regional Oeste do Sebrae, Augusto Cesar Stein destacou que o programa de polos de inovação está em implantação pelo governo federal. "O importante é que, reconhecidos oficialmente como Polo Regional de Inovação no Agronegócio, vamos participar dessa construção", explicou. 

As regiões chanceladas, frisou, já promovem inovação. Com o reconhecimento, poderão receber recursos, editais, políticas públicas e apoio. "O Oeste ficará ainda mais em evidência, podendo atrair investimentos públicos e privados e envolver empresas ligadas ao agronegócio e à TI, parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, academias, entre outras instituições", pontuou.

Polo de fronteira

Para o presidente do POD, Danilo Vendruscolo, o polo de inovação do Oeste deverá conectar o Paraguai, devido à integração econômica que existe entre o país vizinho e a região. Ele ressaltou ainda a infraestrutura de parceiros como o Polo Tecnológico Itaipu, universidades e empresas que demandam e produzem inovação.

"Estamos pensando além das fronteiras. Buscamos essa chancela do governo federal para envolvermos o setor produtivo e de inovação paraguaio", mencionou Danilo Vendruscolo. "Como os polos de agroinovação fazem parte de uma política nova, acreditamos que também podemos ajudar a desenhar o modelo de governança e a forma de atuação desses organismos", concluiu.

Inovação em rede

O Sistema Regional de Inovação (SRI) é uma rede formada por representantes dos setores governamentais, universitários e empresariais que interage para promover, identificar e compartilhar iniciativas de inovação. Sua atuação está alinhada aos objetivos do Programa Oeste em Desenvolvimento.

Fonte: Assessoria