Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Alerta: 'brincadeira da rasteira' pode causar traumatismo e levar à morte, diz médico

A maioria dos vídeos que viralizaram nas redes sociais foram gravados em colégios.

  • 12/02/2020
  • Foto(s): Reprodução/ Divulgação Instagram
  • Brasil/Paraná
Alerta:

Uma brincadeira entre adolescentes tem deixado pais e responsáveis em alerta. Vídeos mostram o jogo circulam pelas redes sociais. (Assista abaixo). A nova moda consiste na formação de um trio, em que todos dão um pulo ao mesmo tempo e os dois da ponta passam uma rasteira na pessoa que fica no meio. Essa queda é muito perigosa, pois o individuo cai com força batendo a cabeça no chão.

A maioria dos vídeos que viralizaram nas redes sociais foram gravados em colégios, logo após o retorno das aulas, mas há filmagens que mostram o apoio de adultos. Em uma das imagens é possível perceber que um rapaz fica inconsciente ao bater a cabeça no chão.

É importante que pais e responsáveis orientem sobre os riscos causados por esse tipo de brincadeira que podem levar a sequelas irreversíveis.

O ortopedista da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Dr Lourimar Toledo, alerta que entre as consequências estão lesões simples e complexas que podem ser arranhões, torções, luxações e fratura nos ossos. Em alguns casos, as lesões na coluna podem trazer deformidade e até mesmo danosa à medula, limitando os movimentos, a sensibilidade, a força e o controle de alguns ossos.

Além disso, as pancadas na cabeça podem causar perda da consciência, sequelas neurológicas e inclusive óbito, reforça o ortopedista.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: Tatyelle Schunemann