Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Deputados, prefeitos e vereadores fazem carta de repúdio à proposta para extinção de municípios no Paraná

O projeto deve ser discutido neste ano no Congresso Nacional, mas o tema gera preocupação entre os municípios paranaenses.

Deputados, prefeitos e vereadores fazem carta de repúdio à proposta para extinção de municípios no Paraná

Prefeitos, secretários municipais e vereadores de várias cidades paranaenses estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta quarta-feira (12), participando de uma audiência pública sobre a PEC do Pacto Federativo, proposta pelo Governo Federal, que trata da extinção das cidades com menos de cinco mil habitantes. O projeto deve ser discutido neste ano no Congresso Nacional, mas o tema gera preocupação entre os municípios paranaenses, já que mais de 90 das 399 cidades paranaenses seriam impactadas pela medida.
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), que propôs a audiência pública, disse que os estudos apresentados por algumas entidades para apoiar a PEC, não levaram em conta a realidade dos cidadãos desses municípios. (Áudio 1)

O diretor do Conselho Nacional dos Municípios (CNM), Joarez Lima Henrichs, afirmou que o Paraná perderia mais de R$ 682 milhões de reais todos os anos com a medida. (Áudio 2)

O assistente-jurídico da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), Paulo Sérgio Guedes, ressaltou que os serviços prestados nesses municípios seriam prejudicados. (Áudio 3)

O prefeito de Marumbi, Adhemar Rejani, lembra que o município tem menos de cinco mil habitantes e pode virar distrito de Jandaia do Sul. Para ele, os recursos destinados para lá seriam menos da metade do que ele recebe atualmente. (Áudio 4)

Segundo a proposta do Governo Federal, a ideia é incorporar essas cidades a municípios vizinhos, já que elas não têm sustentabilidade financeira na avaliação da União. Conforme as novas regras, a comprovação dessa viabilidade deverá ser feita até o fim de junho de 2023, para evitar a extinção.
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Darlan Scalco, prefeito da cidade de Pérola, lembrou que os municípios ajudam diretamente nas arrecadações estadual e federal. (Áudio 5)

Ao final da audiência pública, uma carta foi preparada e assinada por todos os presentes que será encaminhada ao Congresso Nacional repudiando a tramitação da PEC do Pacto Federativo.

Fonte: CBN