Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Silva e Luna reforça compromisso com a Itaipu, a população de Foz e de todo o Paraná

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, esta é sua missão, sem qualquer vinculação com a política partidária.

  • 13/02/2020
  • Foto(s): Nilton Rolin/Alexandre Marchetti
Silva e Luna reforça compromisso com a Itaipu, a população de Foz e de todo o Paraná

Desde que o general Joaquim Silva e Luna assumiu a diretoria-geral brasileira de Itaipu, em 26 de fevereiro de 2019, com a missão de reestruturar a gestão da empresa e prepará-la para novos desafios, atendendo diretrizes do governo do presidente Jair Bolsonaro, ao chegar a Foz do Iguaçu ele assumiu também um compromisso com a cidade-sede da usina. Adotou Foz e, pouco a pouco, conseguiu atender reivindicações antigas do município e, por consequência, de toda área de influência da usina.

Silva e Luna mantém relação institucionais com todas as esferas de poder, mas não tem nenhuma outra posição política que não seja a agenda de Itaipu. Ele tem demonstrado isso com a facilidade de quem transita com os três poderes públicos, seja no âmbito municipal, estadual e federal.

Além de ter optado por morar em Foz do Iguaçu e trazer junto toda a diretoria e, logo depois, os empregados de Itaipu de Curitiba, imprimiu uma nova forma de governança. Reestruturou a empresa e, em menos de um ano, conseguiu economizar R$ 600 milhões com cortes de convênios, patrocínios e ações sem aderência à missão da empresa, para obras que deixam legado, como a segunda ponte entre Brasil e Paraguai, a Perimetral Leste, a ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Foz e a modernização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, entre outras.

Todo seu trabalho é baseado nos princípios da boa administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme prevê o artigo 37 da Constituição Federal.

“Vim para Foz do Iguaçu designado para ocupar o cargo de diretor-geral brasileiro, com a missão de servir, correspondendo à confiança do presidente Jair Bolsonaro, e honrar a minha função de servidor público, que age baseado em princípios e valores, e nunca em interesses pessoais. Meu compromisso é com a Itaipu, com a nossa gente, com a cidade que me acolheu com tanto carinho e com a população do estado do Paraná”, afirma Silva e Luna, num posicionamento que exclui a participação direta e indireta na política.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional