Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

O que é bursite trocantérica?

O que é bursite trocantérica?

A bursite trocantérica é uma inflamação e irritação da bursa do osso lateral do quadril. A bursa é um saco cheio de líquido que atua como uma almofada entre os músculos, tendões, ossos e articulações.

Existem dois principais sacos no quadril que normalmente sofrem irritação e inflamação:

Um saco cobre a protuberância óssea do osso do quadril, chamado trocânter maior. A inflamação desta bolsa é a bursite trocantérica.
Outra bolsa, a bolsa psoas-ilíaca, está localizada no interior do quadril. Quando esta bolsa fica inflamada, a condição também é chamada de bursite do quadril. No entanto, a dor ocorre na região da virilha. Essa condição não é tão comum, mas é tratada de maneira semelhante.

Fatores de risco e causas

Bursite no quadril; A bursite trocantérica pode afetar qualquer pessoa. No entanto, a incidência é mais comum em mulheres e em pessoas de meia-idade e idosas. Há uma série de fatores de risco que facilitam o aparecimento dessa lesão no quadril. Entre eles podemos encontrar:

Lesão devido à sobrecarga repetitiva ou uso excessivo: esta lesão pode ocorrer durante a corrida, subir escadas ou outras atividades que exijam movimentos repetitivos.
Lesão do quadril: quando o quadril está sobrecarregado, é mais provável que ocorra uma lesão. Além disso, quando você bate ou deita do mesmo lado por um longo período de tempo.
Doença da coluna vertebral: como esclerose, artrite ou outros problemas de coluna.
Diferença no comprimento das pernas: muitas pessoas têm uma diferença no comprimento de suas pernas. Esse problema, depois de um tempo, afeta a bursa do quadril.
Cirurgia: Cirurgia ao redor do quadril ou implantes protéticos nesta articulação pode irritar a área e causar bursite trocantérica.
Esporões ósseos ou depósitos de cálcio: podem se desenvolver nos tendões que unem os músculos ao trocânter. Eles podem afetar a bolsa e causar inflamação.

Sintomas da bursite trocantérica

A dor no lado do quadril, na área do trocânter maior, é característica da bursite trocantérica. Essa dor pode se estender até a parte superior da perna até alcançar o joelho, seguindo o trajeto da banda iliotibial. Esse sintoma pode ser mais intenso quando o paciente se deita ou se senta do lado envolvido, quando cruza a perna afetada sobre a outra, ao subir escadas, após o exercício ou depois de estar muito tempo sentado ou deitado.

Diagnóstico da bursite trocantérica

Para o diagnóstico da bursite trocantérica o médico fará um exame físico completo. Tentará procurar a dor apalpando a área afetada. Além disso, também pode exigir que o paciente realize outros testes para descartar outras possíveis lesões ou complicações. Entre esses testes estão:

Raios-X: geralmente não específicos. Em 40% dos pacientes, microcalcificações são detectadas na área trocantérica ou irregularidades no contorno do trocânter maior que não parecem ter significado clínico. É útil para descartar a coxopatia ou uma trocanterite infecciosa.
Tomografia do osso: permite determinar alterações ósseas e depósitos calcários perilesionais.
Ressonância magnética: mostra um sinal inespecífico de alta intensidade na área do trocânter maior.
Gamagrafia.
Técnicas de ultrassonografia.
Tratamento da bursite trocantérica
Fisioterapia para problemas nos quadris
Desde a década de 1960, a infiltração de glicocorticoides tem sido o tratamento de escolha para a bursite trocantérica.

No entanto, vamos ver diferentes tipos de tratamento de acordo com sua metodologia. Nesse sentido, existem tratamentos não cirúrgicos e tratamentos cirúrgicos.

Tratamento não cirúrgico

Muitos pacientes sentem alívio ao mudarem seu estilo de vida, como:

Modificar a atividade que piora os sintomas.
Administração de medicamentos AINEs, como o ibuprofeno, para aliviar a inflamação e a dor.
Usar dispositivos auxiliares, como, por exemplo, a bengala para caminhar.
Além disso, a fisioterapia também é útil. Isso ajudará a fortalecer e aumentar a flexibilidade do quadril.

E finalmente, como mencionamos no início, é usada a injeção de esteroides, que ainda é o tratamento mais eficaz. No entanto, é importante limitar o número de injeções, pois o uso prolongado pode danificar os tecidos adjacentes.

Tratamento cirúrgico

Este tipo de tratamento é reservado para os casos mais graves. Se a bolsa permanecer inflamada e continuar doendo depois de tentar todos os tratamentos mencionados acima, o médico pode indicar que a melhor opção é a cirurgia. Quer saber mais sobre esse problema? Então leia: Tratamento para pacientes com bursite A técnica que está sendo usada ultimamente é a remoção artroscópica da bolsa. Com este método, a bolsa é removida através de uma pequena incisão no quadril, usando um artroscópio ou uma pequena câmera. Mas não se esqueça de que as indicações de nossos artigos são simplesmente informativas. A consulta ao médico é imprescindível porque somente ele poderá determinar o tratamento adequado.

Fonte: Melhor com saúde