Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

7 alimentos que não se deve consumir à noite

7 alimentos que não se deve consumir à noite

O consumo de um jantar saudável é tão importante quanto o resto das refeições principais, e há alguns alimentos que não se deve consumir à noite. Ainda que muitos não deem atenção, os alimentos que ingerimos neste momento do dia desempenham um papel fundamental, tanto na qualidade de sono quanto na energia física e mental do organismo no dia seguinte. Inclusive, os nutrientes obtidos à noite permitem manter o metabolismo ativo e, por sua vez, participam nos processos digestivos. O problema é que muitos cometem erros ao escolher os alimentos para este horário e, devido a isso, o corpo se sobrecarrega e deixa de desempenhar funções importantes. Como consequência, aumenta a tendência de sofrer com transtornos de sono e ocorrem dificuldades metabólicas devido às mudanças na atividade de alguns hormônios. Além disso, muitas vezes ocorrem efeitos como o refluxo ácido que, ao causar uma sensação de ardor estomacal, nos impede de dormir bem. Devido a isso, é fundamental saber quais são os alimentos que não se deve consumir à noite e, é claro, procurar alternativas mais leves e saudáveis.

Alimentos que não se deve consumir à noite

Carnes vermelhas

Evite o consumo de carne vermelha à noite; As carnes vermelhas estão cheias de proteínas e gorduras que tendem a dificultar o trabalho do sistema digestivo. Apesar de podermos consumi-las de forma moderada, o ideal é evitá-las à noite para não sofrermos interrupções no sono.

Sugestões

Coma porções moderadas de carne, preferencialmente durante o almoço.
Procure escolher carne de primeira qualidade e evite as que tenham partes com muita gordura.

Brócolis

Este vegetal verde está cheio de nutrientes essenciais que, a troco de pouquíssimas calorias, ajudam a manter o organismo saudável e em forma. Apesar disso, seu consumo à noite é desaconselhado, já que seus compostos de enxofre e fibra são um pouco mais difíceis de digerir. Estes aumentam a produção de gases no intestino e, durante a noite, podem causar mal-estar estomacal.

Sugestões

Prepare suas receitas com brócolis durante o almoço.
Consuma cru ou fervido para aproveitar ao máximo suas propriedades.

Queijo

Evite os queijos à noite; O queijo, seja por si só ou adicionado em receitas, não deve ser consumido à noite pelas reações que causa no organismo. Ele oferece um aminoácido conhecido como tiramina que, depois de assimilado, reduz a produção dos hormônios que regulam o sono. Também pode causar uma leve reação inflamatória que causa sintomas digestivos e dores de cabeça.

Sugestões

Evite consumir queijo durante o jantar, independentemente da sua variedade.
Opte por outros laticínios como o leite e o iogurte, cujo teor de triptofano causa sono.

Carnes embutidas

A inclusão de carnes embutidas na dieta deve ser bem reduzida, já que são alimentos ricos em gorduras e compostos químicos que são prejudiciais se consumidos em excesso. Estas não devem ser consumidas à noite, visto que são irritantes para o sistema digestivo e podem causar incômodos como o refluxo ácido.

Sugestões

Se desejar comer este tipo de alimento, faça isso durante o café da manhã ou o almoço. Consuma apenas de forma ocasional, acompanhadas com alimentos saudáveis como o pão integral e os vegetais.

Doces

Não se deve consumir doces à noite; Todas as balas e doces feitos com açúcar refinado podem influenciar nos problemas de sono, principalmente se consumidos um pouco antes de irmos para a cama. Estes aumentam os níveis de açúcar no sangue e, por não serem usados como fontes de energia, dão lentidão ao metabolismo. Além disso, seus efeitos no cérebro podem aumentar o estresse e influenciar os pesadelos.

Sugestões

Limite o consumo de açúcares diariamente e evite-os por completo durante a noite.

Molhos apimentados

São deliciosos e podem realçar o sabor de muitos pratos. Porém, se consumidos a noite podem alterar a produção de ácidos no estômago e causar irritação. Isto, somado ao fato de que oferecem muitas calorias, são razões suficientes para ingeri-los de forma moderada, em outros momentos do dia.

Sugestões

Limite o consumo de pimenta e outros molhos picantes.
Procure preparar seus molhos caseiros para evitar o consumo de aditivos químicos.

Refrigerantes e bebidas com gás

Não se deve consumir refrigerantes à noite; Consumir refrigerantes e bebidas carbonatadas pode, com o tempo, afetar a saúde do metabolismo. O problema é ainda maior quando tomadas à noite, já que aumentam os níveis de glicose no sangue e causam dificuldades de sono. Seus compostos irritam o estômago e aumentam a recorrência de sintomas como a inflamação e o refluxo.

Sugestões

Substitua estas bebidas por água ou infusões naturais. Se decidir tomá-las, faça-o de forma ocasional, durante o dia. Você costuma consumir algum destes alimentos que não se deve consumir à noite no jantar? Agora que sabe por que não é conveniente comê-los neste horário, procure evitá-los ao máximo. Assegure-se de jantar bem, ingerindo alimentos leves, já que não é adequado pular esta refeição.

Fonte: Melhor com saúde