Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Polícia Civil alerta golpe para clonagem de dados através de e-mail falso

A Polícia Civil informa que este tipo de crime é comum e enquadrado como estelionato

  • 20/02/2020
  • Foto(s): Divulgação/Polícia Civil
  • Policial
Polícia Civil alerta golpe para clonagem de dados através de e-mail falso

O nome da Delegacia Eletrônica está sendo utilizado para aplicar golpes pela Internet. O usuário recebe um e-mail dizendo que existe um Boletim de Ocorrência registrado em nome do destinatário do e-mail e pede para que ele clique num link e informe os seus dados para poder descobrir onde comparecer para verificar a procedência do BO. Ao clicar no Link a pessoa pode ter seus dados, senhas, números de cartão de crédito, roubados.

O delegado José Barreto de Macedo Junior, da Polícia Civil do Paraná explica que a Delegacia Eletrônica e nenhuma outra delegacia do Estado faz intimações por e-mail:

”Informa que a Delegacia eletrônica, ela em nenhum momento ela intima pessoas, ainda mais que a delegacia eletrônica do Paraná tem como meramente receber boletim de ocorrências que são registrados de forma online, por meio, que as vitimas fazem. E ela encaminha para as unidades de todo o estado. Então se por ventura a pessoa foi informado que existe um boletim contra ela quem vai informar é a delegacia do local onde ela mora, onde o inquérito vai ocorrer”

A Polícia Civil explica também que a delegacia eletrônica tem apenas a função de lavrar os boletins online e não faz contato com nenhum cidadão:

”Evite clicar em qualquer link, caso clique a gente pede que passe um antivírus na maquina, e também ela evite colocar dados pessoais ainda mais se for encaminhado para alguma pagina que possivelmente vai ser uma paginá falsa, e que a pessoas sempre desconfiem, se realmente fosse a delegacia entrando em contato não teriam que fazer esse mistério todo, eles já teriam falado do que se tratava do que aconteceu. então e na duvida entre em contato com a delegacia da área da pessoa , porque a delegacia da .. é uma delegacia administrativa não tem nem telefone de o contato, justamente por não ter atendimento ao publico propriamente dito, é uma mera função administrativa de receber os boletins de ocorrência lavrados online pelo site da policia civil e encaminhar para as unidades de origem”

A Polícia Civil informa que este tipo de crime é comum e enquadrado como estelionato. Os golpistas se utilizam do nome de delegacias e órgãos públicos para obter as informações da vítima e ressalta que nenhum dado pessoal deve ser compartilhado por esse tipo de e-mail.

Fonte: Paraná Portal