Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pontos luminosos observados no céu de Foz são satélites para internet gratuita no mundo

A quinta missão da SpaceX lançou dezenas de satélites na Flórida, nos EUA. As luzes foram vistas no céu de várias cidades do sul do Brasil.

  • 22/02/2020
  • Foto(s): Luciana Arabites/Facebook
Pontos luminosos observados no céu de Foz são satélites para internet gratuita no mundo

Na noite de sexta-feira (21), algumas pessoas avistaram pontos luminosos no céu de determinadas cidades do Sul do Brasil — inclusive em Foz do Iguaçu. Nas redes sociais, diversos usuários escreveram sobre o assunto, surpresos com o fenômeno.

No entanto, não é a primeira vez que isso acontece — em dezembro de 2019, as luzes foram vistas em diversas cidades —, e, de acordo com o diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Renato Cássio Poltronieri, também não será a última. Os pontos vistos são o brilho de satélites da constelação Starlink, enviados pela empresa SpaceX.

— Vai acontecer muitas vezes ainda. Quando lançam uma nova trilha (de satélites) e eles estão se posicionando, eles aparecem — explica.

A quinta missão da SpaceX, com dezenas de satélites, foi lançada na quinta-feira (17), na Flórida. O envio faz parte de um projeto que prevê distribuição de sinal de internet de forma gratuita em todo o mundo. No Rio Grande do Sul a visualização foi melhor. Poltronieri esclarece que, enquanto eles estão em órbita baixa, é possível enxergá-los a olho nu:

 — Conforme eles passam, a luz solar bate nas antenas e causa aquele brilho. O Rio Grande do Sul está em uma latitude mais baixa, o que proporciona melhor visualização em sua trajetória.

Vários internautas afirmaram ter visto os pontos de luz, inclusive em Cascavel.

Uma gravação de Alfredo Dal’Ava Junior — do projeto RMS, da Bramon — flagrou quando uma “turma” de satélites pôde ser vista em São Paulo, na madrugada deste sábado (22). É possível vê-los a partir de um minuto de vídeo:

Fonte: Zero Hora/Rádio Cultura Foz