Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Por 6x2, Câmara de São Miguel cassa o mandato da vereadora Flavia Dartora

Além de perder o mandato, a vereadora também teve seus direitos políticos suspensos por 8 anos

  • 27/02/2020
  • Foto(s): Gerson Kaiser
Por 6x2, Câmara de São Miguel cassa o mandato da vereadora Flavia Dartora

Em Sessão Extraordinária realizada nesta quinta-feira, 27, os vereadores de São Miguel do Iguaçu votaram pela cassação da vereadora Flávia Dartora (Republicanos).

Em reunião que durou aproximadamente três horas e meia, a votação foi de 6x2 votos.

Na Sessão, foi realizada a leitura da denúncia feita por um munícipe, que originou a abertura do processo de cassação, e também a conclusão do trabalhos da Comissão Processante, que pedia a não cassação da vereadora. Na sequência os edis tiveram espaço de até 15 minutos para seus posicionamentos.

Depois, a defesa, através do advogado Ijair Vamerlatti, apresentou seus argumentos em pouco mais de uma hora. Por fim, aconteceu a votação dividida em duas partes, julgando duas situações: quebra de decoro parlamentar e obtenção de vantagens indevidas. As duas votações tiveram o mesmo resultado:6x2.

Votaram a favor da cassação: Alfredo Junior Mendes (PR), Ari Luiz Jarczewski (PPL), Eliseo Marciano Presa (PSDB), Lafaiete Ganda Meira (PSDB), Vanderlei dos Santos (PSDB) e o segundo suplente da vereadora, Elton Somavila (PR).

Votaram contra a cassação: Francisco Machado Mota (SD) e Silvio Marcos Murbak (SD).

Além e perder o mandato, a vereadora também tem seus direitos políticos suspensos por oito anos.

Advogado de defesa da vereadora, Ijair Vamerlatti comentou a decisão da Casa, dizendo que foi política e não técnica, afirmando ainda que a defesa vai recorrer na justiça. (Ouça o áudio Ijair Vamerlatti abaixo)

O relator da Comissão, vereador Silvio Marcos Murbak, comentou o trabalho feito e explicou o relatório apresentado. Ele também comparou o seu posicionamento contrário à cassação a uma situação vivida por ele em 2018, quando acabou sendo alvo da Operação Rota Oculta da polícia, mas na oportunidade, os vereadores não aceitaram uma denuncia feita contra ele, que pedia também uma investigação. (Ouça o áudio Marquinhos Murbak abaixo)

Representando a Câmara, o vice-presidente, vereador Professor Ari, explicou como vai ficar a situação a partir de agora na Casa de Leis. Como relator da Comissão Processante no início dos trabalhos, ele lembrou algumas denúncias apresentadas contra a vereadora cassada e outras denúncias anteriores de munícipes, que justificam o voto pela cassação. Por fim, analisa como fica o cenário político para as eleições municipais sem a presença da Flavia Dartora, já que os direitos políticos também estão cassados. (Ouça o áudio Professor Ari abaixo)

Fonte: Gerson Kaiser