Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Caminhões-pipa auxiliam no abastecimento de água em Medianeira

Somente nesta quinta-feira (12) serão transportados em torno de um milhão de litros de água de Missal.

  • 12/03/2020
  • Foto(s): Assessoria
Caminhões-pipa auxiliam no abastecimento de água em Medianeira
A Sanepar informa que nesta quinta-feira (12), iniciaram os trabalhos de transporte de água para Medianeira com o auxílio de caminhões-pipa. Essa é uma das medidas adotadas pela Sanepar para poder distribuir a água de forma mais equilibrada durante a aplicação do rodízio no abastecimento da cidade. Somente hoje serão transportados em torno de um milhão de litros de água de Missal até o reservatório do Jardim Irene, aumentando em 20% a capacidade de armazenamento do sistema.
 
Além desse volume de água, a Sanepar vai dispor de, pelo menos, cinco cargas diárias de água, que totalizam 150 mil litros, para injetar no sistema de distribuição da cidade. O gerente regional da Sanepar, Nilton Perez, explica que esse volume vai dar um incremento no sistema. “O principal objetivo é manter os níveis dos reservatórios de forma que consigamos garantir, por um período maior, o volume de água necessário para manter a programação do rodízio”, esclarece o gerente.
 
Além de Missal, os sistemas de Serranópolis do Iguaçu e de Itaipulândia também contribuirão com o abastecimento de Medianeira, ao longo desta semana.
 
Estiagem – Desde junho do ano passado a região Oeste vem enfrentando transtornos com a falta de chuvas regulares. Os índices pluviométricos apontam uma defasagem de quase mil milímetros de chuvas, o que provocou a redução nas vazões dos mananciais superficiais (rios e minas) e dos subterrâneos (poços) em muitas cidades. Medianeira é um dos casos mais críticos, porque essa redução está na casa dos 50%, o que inviabiliza o fornecimento de água de forma regular. A redução é perceptível no Rio Alegria, que é o principal fornecedor de água para o abastecimento da cidade.
 
Uso consciente – Todas as medidas possíveis para a operação do sistema foram tomadas pela Sanepar. É imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de uso racional da água. A orientação é que se dê prioridade para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, lavagem de carros, calçadas e fachadas devem ser postergadas até que a situação se normalize.
 
Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reúso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.
 
Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Fonte: Assessoria