Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Concurso Público: edital é divulgado com 2400 vagas para a Polícia Militar e Bombeiro no Paraná

São oferecidas 2400 vagas, sendo 2 mil para a PM e 400 para os bombeiros.

  • 20/03/2020
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Concurso Público: edital é divulgado com 2400 vagas para a Polícia Militar e Bombeiro no Paraná

Nesta sexta-feira (20) foi divulgado no Diário Oficial do Paraná o edital para o concurso público da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

São oferecidas 2400 vagas, sendo 2 mil para a PM e 400 para os bombeiros. As vagas são destinadas para diversas cidades do estado para pessoas com nível médio de ensino.

Para Cascavel, são 245 vagas para a Polícia Militar, sendo 25 delas específicas aos Afrodescendentes.

Já para o cargo de Bombeiro Militar, são 100 vagas na cidade, sendo 10 destinadas especificamente aos Afrodescendentes.

O requisito mínimo é ter no máximo 30 (trinta) anos de idade na data do primeiro dia de inscrição.

Para a realização da inscrição, o candidato deverá concluir um pré-cadastro no Portal do Candidato, disponível no endereço eletrônico do NC/UFPR (www.nc.ufpr.br) e é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) em situação regular.

A inscrição deverá ser feita, exclusivamente, via Internet, a partir do dia01/04/2020 até as 17h00min do dia 04/05/2020, mediante o preenchimento do formulário de inscrição no endereço eletrônico do NC/UFPR (www.nc.ufpr.br).

O valor da inscrição para participar do concurso público é de R$ 100,00.

Como será realizado o concurso?

Primeira Fase

Para os cargos de que trata este Edital, o Concurso Público consistirá de: Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, comum a todos os cargos, constituída de 2 (duas) etapas sob responsabilidade do NC/UFPR, realizadas na mesma data, sendo:

a) Etapa Objetiva, composta de 60 (sessenta) questões de múltipla escolha; b) Etapa Discursiva, composta de 1 (uma) redação.

Segunda Fase

Para a segunda fase, aos cargos de que trata este Edital, o Concurso Público consistirá de Provas de Habilidades Específicas (PHE), de caráter eliminatório, constituída das seguintes etapas:

a) Exame de Capacidade Física (ECAFI); b) Exame de Sanidade Física (ESAFI); c) Avaliação Psicológica (AP); e d) Investigação Social (IS).

As funções desempenhadas pelos candidatos aprovados são as seguintes:

Soldado PM: desempenho do policiamento ostensivo e outras missões necessárias à preservação da ordem pública, além das atribuições previstas em lei;

Soldado BM: desempenho da prevenção e o combate a incêndios, ações de busca e salvamento de pessoas e ações relacionadas com a defesa civil, além das atribuições previstas em lei.

Para ser nomeado, o candidato deverá ter sido aprovado em todas as fases do Concurso Público e se encontrar classificado dentro do número de vagas previstas nos respectivos CRPMs e CRBMs.

A nomeação se dará por ato do Comandante-Geral da PMPR, após expressa autorização do Governador do Estado.

Clique aqui para conferir o edital completo.

Fonte: CGN