Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pandemia de coronavírus faz Saúde de São Miguel mudar estratégia de vacinação contra a gripe

Primeira etapa da campanha de imunização, voltada para idosos e profissionais da saúde, inicia nesta segunda-feira, 23

  • 21/03/2020
  • Foto(s): Divulgação/Ilustrativa
Pandemia de coronavírus faz Saúde de São Miguel mudar estratégia de vacinação contra a gripe

Tem início nesta segunda-feira, 23, a campanha de vacinação contra a gripe em todo o estado. Nesta primeira etapa serão vacinados idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde.

A vacinação da gripe era feita costumeiramente no mês de abril, mas conta da pandemia de coronavírus (COVID-19) acabou sendo antecipada, seguindo até o dia 22 de maio.

E pandemia fez também com que a Saúde de São Miguel do Iguaçu mudasse a sua estratégia para imunização dos idosos. Como a orientação no momento é não sair de casa e evitar aglomerações de pessoas, principalmente nessa faixa etária, neste primeiro dia as vacina serão feitas em locais abertos, como por exemplo, praças, na cidade e no interior, conforme explicou a enfermeira da Vigilância em Saúde, Mônica Saviatto Cardoso.

Segundo a enfermeira, São Miguel recebeu vacinas para imunizar apenas 30% do público-alvo, mas as demais devem chegar durante a semana. Ainda de acordo com ela, a orientação é o idoso ir sozinho ou com apenas um acompanhante, vacinar e logo retornar para casa.

A segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário. A meta de cobertura vacinal é de 90% de cada grupo prioritário.

Fonte: Gerson Kaiser