Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Duas pessoas morrem com suspeita de dengue em Toledo

  • 21/03/2020
  • Foto(s): Toledo News
  • Região
Duas pessoas morrem com suspeita de dengue em Toledo
A Prefeitura do município de Toledo divulgou no início da tarde deste sábado (21), um boletim informativo, com novas informações a respeito do novo Coronavírus (Covid-19), e dengue. Neste boletim foram divulgadas as duas primeiras mortes suspeitas de terem sido causadas pela dengue em Toledo.
 
As duas mortes suspeitas são de uma senhora que ocorreu na madrugada de segunda para terça-feira e de um idoso, que faleceu na madrugada deste sábado. As duas mortes serão investigadas pela Secretaria Estadual de Saúde e os resultados dos exames para saber se os pacientes vieram a óbito ou não por conta da dengue serão divulgados nos próximos dias.
 
Casos notificados
 
No boletim semanal divulgado pelo setor de endemias da Prefeitura de Toledo nesta sexta-feira (20), foram notificados 1.386 casos de dengue no município. Destes 1.107 são autóctones (Contraídos no município), 39 importados, outros 126 ainda aguardam resultado e 14 foram descartados.
 
A secretária de Saúde, Denise Liel, lembra que as medidas estão sendo tomadas, visando o combate a dengue. “Nós estamos realizando uma série de medidas que visam combater a proliferação das larvas do mosquito Aedes Aegypti. Os agentes continuam visitando as residências e procuram controlar de perto os locais com maior incidência de casos da doença. Mesmo assim os casos não param de subir. Por isso precisamos da colaboração de todos para poder frear essa epidemia”, ponderou.
 
Denise ainda recordou que muitas pessoas não tem tomado os devidos cuidados com as suas residências e terrenos. “A situação é muito complicada! Precisamos da colaboração de todos para o cuidado do lixo, terrenos e residências. A população não está se conscientizando, uma vez que alguns criadouros foram encontrados até dentro das casas. Desse modo a gente pede que todos os cidadãos redobrem os cuidados e aproveitem esse período de quarentena por conta do Coronavírus e efetuem a limpeza de seus terrenos”, orientou a secretária.
 
Ela finalizou enaltecendo que os cuidados devem ser feitos por todos, desde os que moram na cidade até aquelas pessoas que vivem no interior. “Todos, sem exceção devem redobrar os cuidados no combate a dengue. A situação não é nada boa, uma vez que os casos tem acontecido em grande número em vários bairros da cidade e também nos distritos. Já são 42 casos em Novo Sarandi; nove em Ouro Preto; seis em Vila Nova; Cinco em Concórdia do Oeste; além de outros casos em Dez de Maio; Novo Sobradinho; São Luiz do Oeste; Dois Irmãos e Vila Ipiranga. Esses números demonstram que todos têm de tomar os devidos cuidados para evitar uma situação ainda pior”, completou, Denise Liel.
 
Multas
 
Os agentes de endemias continuam as visitas nas residências da sede e interior do município e caso encontrem alguma casa ou terreno em situação crítica o proprietário será notificado. Em caso de reincidência o morador será orientado e receberá mais uma notificação. Caso as orientações não sejam cumpridas e a situação persistir o cidadão será multado em até 20 Unidades de Referência de Toledo (URT). Cada URT equivale a R$ 75,90, com a multa podendo chegar a R$ 1.518,00. 
 
Os agentes estão intensificando os cuidados em um raio de 300m, nas localidades onde foram encontradas larvas, assim como estão sendo acompanhados os bairros e regiões com maior incidência de casos confirmados de dengue. 

Fonte: Toledo News