Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Presidente decreta isolamento total no Paraguai e acesso a cidades estão sendo bloqueados

País confirmou 18 casos da doença e Ministério da Saúde declarou que há transmissão comunitária do novo coronavírus.

  • 21/03/2020
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz/ ABC Color
  • Região
Presidente decreta isolamento total no Paraguai e acesso a cidades estão sendo bloqueados

O Ministério da Saúde no Paraguai anunciou que o país já tem transmissão comunitária do novo coronavírus. Nesse tipo de transmissão, não é possível detectar quem transmitiu a doença e nem o local. Com isso, o presidente paraguaio decretou isolamento social total por uma semana. A nova ordem passa a valer a partir de domingo, 22, e segue até o dia 28 de março. Na sexta-feira, 20, já havia sido anunciado a ampliação do período de quarentena até o dia 12 de abril.

Segundo o decreto, durante o período de isolamento social total, só pessoas em situações excepcionais poderão sair de casa. Tem autorização para sair profissionais de saúde, segurança, imprensa, representantes de organizações internacionais.

Também prestadores de serviços imprescindíveis no setor público ou privado, como supermercados, obras públicas, indústrias, atividades de telecomunicações, telefonia e internet. Coleta de lixo, cadeia logística e setor do comércio internacional. Os demais setores e pessoas deverão se manter dentro de casa.

Veja o decreto:

DECRETO3478_llpzkpm8-compactado

Com a nova medida, algumas cidades estão bloqueando as suas entradas. A cidade de Santiago, em Misiones, bloqueou vários acessos à cidade, deixando apenas uma entrada. Nesse local uma equipe de saúde e segurança faz uma triagem para detectar se alguma pessoa está com febre ou não. Só poderão entrar os que não apresentarem sintomas da doença.

O Paraguai informou que o país já confirmou 18 casos do novo coronavírus no país. A primeira morte foi confirmada na sexta-feira, 20, a noite. Um paciente de 69 anos que estava internado na UTI não resistiu a doença e entrou em óbito.

Fonte: Rádio Cultura Foz com inf. ABC Color