Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agronegócio contra o Coronavírus

Líderes das cooperativas participaram da reunião com Ministra da Agricultura. Frimesa tomou providências imediatadas para inibir a disseminação.

  • 23/03/2020
  • Foto(s): Assessoria Frimesa
Agronegócio contra o Coronavírus

A Frimesa, juntamente com suas filiadas – C.Vale, Copacol, Primato, Copagril e Lar, participou, na quarta-feira (18), de uma videoconferência com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina e o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara. A ação foi intermediada pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) juntamente com o Sistema Ocepar.

Os líderes atualizaram as ações voltadas ao agronegócio após os reflexos ocorridos pelo Coronavírus e as medidas necessárias para conter a disseminação, especialmente nas cooperativas que atuam nas áreas de carne suína e aves. “Manifestamos nossa preocupação com os impactos, caso aconteça a paralisação das atividades das plantas indústriais, tanto sociais como econômicos. Por isso, pedimos apoio no cumprimento nas ações preventivas, estamos realizando ações antecipadas, e seguimos com as determinações do Ministério da Saúde, para evitar que isso aconteça”, conta o diretor-executivo da Frimesa, Elias Zydek.

A ministra, Tereza Cristina, afirmou que até o momento as providencias preventivas tomadas no Brasil não afetam o funcionamento das indústrias de alimentos, mantém o fluxo normal das cadeias produtivas e garante o abastecimento de alimentos. “Precisamos dialogar para que os impactos sejam menores possíveis, tanto econômico como sociais, e que a vida das pessoas, seja preservada”, explica.

As reuniões serão constantes, e uma já está prevista para o próximo dia 25, para falar sobre o andamento das ações.

Sugestões

As cooperativas apresentaram algumas propostas para auxiliar o ramo cooperativista nesse período crítico. Entre elas está a criação de uma linha emergencial, com o objetivo de manter a parte econômica dos empreendimentos cooperativos, diante da possibilidade de uma interrupção. A ministra, Tereza Cristina, disse que a equipe da Secretaria de Política Agrícola já está trabalhando em uma linha estruturada junto com o BNDES visando atender uma possível necessidade.

Outra preocupação é com a possibilidade de escassez de ingredientes ativos para continuidade das atividades agroindustriais, como vitaminas, essenciais no processo de produção e processamento de produtos. Os líderes cooperativistas enalteceram que a atividade econômica, os compromissos firmados com o mercado comprador, tanto interno como externo, não poderão ser alvos de paralisação sob pena de prejudicar todo o abastecimento da população e ocasionar uma crise sem precedentes para toda sociedade e para a cadeia agroindustrial.

Participaram da conferência também líderes da Coopavel, Coasul, Castrolanda, Frísia, Cocari e das cooperativas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, superintendente da Ocesc, Neivo Luiz Panho, além de um representante da Fecoagro.

A Frimesa divulgou na terça-feira (17), o Plano de contingência ao Coronavírus. Entre as principais ações está:

-Orientações constantes nos meios de comunicação internos.

-Reforço na higienização dos espaços e disponibilização de álcool gel.

-Suspendeu qualquer evento que aglomere pessoas.

-Reuniões são realizadas por videoconferência.

-Viagens nacionais e internacionais serão evitadas.

-Suspenso acesso de visitantes em todas as plantas industriais.

-Implantado protocolo interno em caso suspeito de COVID – 19.

- Quarentena para os colaboradores que estiveram em viagem.

- Trabalho home office, somente onde houve bloqueio de circulação de pessos.

- Verificação de temperatura corporal.

- Reposição de alimentos nos mercados em horário de menos fluxo de pessoas.

- Jornada de trabalho flexível para evitar aglomeração nos transportes públicos.

-Seguir obrigatoriamente as recomendações do Ministério da Saúde.

Fonte: Assessoria Frimesa