Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ministério Público orienta Município a manter restrições

Nesta segunda-feira (27), foi editado um novo decreto, compilando as informações dos decretos anteriores e flexibilizando um pouco o funcionamento de alguns setores considerados essenciais.

  • 27/03/2020
  • Foto(s): Assessoria
Ministério Público orienta Município a manter restrições

O Ministério Público Estadual orientou o prefeito de Santa Helena que qualquer medida relativa à abertura do comércio e à circulação de pessoas deve atender aos critérios técnicos e parâmetros fixados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), bem como ouvir o Comitê local designado para tratar do assunto Coronavirus.

Nesta segunda-feira (23), foi editado um novo decreto, compilando as informações dos decretos anteriores e flexibilizando um pouco o funcionamento de alguns setores considerados essenciais.

Há uma expectativa de que nas próximas horas o Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde, que é o responsável pela organização e orientação aos municípios em casos de epidemia e pandemia - neste caso do COVID-19 - faça a uniformização dos procedimentos a serem adotados pelos municípios paranaenses. Atualmente, a SESA mapeou os hospitais de referência para atendimento dos pacientes graves - inclusive é responsável pela realização dos exames laboratoriais dos casos suspeitos.

Ações - A Prefeitura de Santa Helena tem adotado diversas ações preventivas para impedir ou minimizar a entrada do coronavírus no município. Entre as principais, estão a implementação de barreiras sanitárias nas estradas, contração de leitos em hospital, um Call Center para dúvidas e orientações à população, além de um novo Centro de Atendimento a Síndromes Respiratórias, que está funcionando no prédio da nova UPA, na Ângelo Cattani. Pessoas que estão com sintomas do Conavirus são encaminhadas para o prédio da nova UPA, onde passam por avaliação inicial de profissional médico, que dá o encaminhamento necessário. Uma equipe de saúde está de plantão no local. O Call Center foi criado para tirar dúvidas específicas quanto à questão de saúde do coronavirus e atende pelos fones 45 3268-8366 e 45 99947-6897.

Por outro lado, a AMOP deliberou hoje sobre a reabertura gradual do comércio nos próximos dais. Para isso, deverão ser realizadas várias recomendações para resguardar a segurança da população, mediante a adoção de protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

Fonte: Assessoria