Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Reunião da AMOP define reabertura do comércio, porém escolas e CEMEIs continuam fechados

Prefeitos se pronunciaram sobre a decisão de ontem (27).

  • 28/03/2020
  • Foto(s): Ilustrativa/Prefeitura de São Paulo
  • Região
Reunião da AMOP define reabertura do comércio, porém escolas e CEMEIs continuam fechados

A decisão dos prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná-AMOP para a reabertura do comércio não interfere na suspensão das aulas. Ou seja, as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil-CEMEIs continuarão fechados, seguindo o calendário do Estado. 

A AMOP recomenda manter a suspensão das aulas para evitar a exposição dos grupos de risco ao novo coronavírus (Covid-19), como crianças, idosos, portadores de comorbidades, hipertensos, diabéticos, cardiopatas entre outros.

A reunião com os gestores dos municípios foi realizada nesta sexta-feira (27) por videoconferência e reuniu 43 dos 54 integrantes. 

LEIA TAMBÉM: Amop orienta prefeituras do Oeste a liberar comércio a partir do dia 1º

O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudio Dutra, comentou sobre a vontade de reabrir o comércio, mas seguindo todas as medidas preventivas e considerando as recomendações do Ministério Público. (Ouça o áudio 1 abaixo)

Segundo Dutra as decisões devem ser concretas e pensando em toda a população. Ele reforçou que o município não possui nenhum caso confirmado da doença e que a população acatou as recomendações de ficar em casa.

O prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin (Teixeirinha), assumirá interinamente a presidência da AMOP em abril. Teixeirinha destacou alguns problemas da região como a epidemia de dengue e a escassez da água enfrentada por diversos moradores. (Ouça o áudio 2 abaixo)

Em relação à reunião com os demais gestores, Rineu citou a preocupação em relação à economia dos municípios e saúde das pessoas.

Sobre a reabertura do comércio Teixeirinha comentou que cada município fará um novo decreto na segunda-feira (30) autorizando a reabertura, porém com a responsabilidade de todos os comerciantes de fazer o contingenciamento de pessoas e com as medidas de prevenção.

Em Terra Roxa, o prefeito Altair de Pádua, também irá seguir o protocolo da AMOP. No município já tinha sido realizada uma reunião com a associação comercial para o retorno das atividades no dia 04 de abril, porém com a reunião com demais prefeitos a data foi alterada para dia 1º. (Ouça o áudio 3 abaixo)

LEIA TAMBÉM: Covid-19: “Nós estamos bem e as coisas estão controladas”, diz prefeito de Guaíra

Na página oficial do município de Itaipulândia, a prefeita Cleide Prates juntamente com a presidente da Associação Comercial (ACIAI), Juliana Spies, se pronunciaram sobre a reabertura do comércio.

Cleide afirmou que na segunda-feira (30) um novo decreto será publicado autorizando a reabertura do comércio de forma gradual. A prefeita ressaltou que a barreira sanitária no trevo da PR-497 será mantida.

Também em pronunciamento na página oficial do município o prefeito de Serranópolis do Iguaçu, Ivo Roberti e o Presidente da Associação Comercial (ACIASI), Gilvan Malacarne, falaram sobre a possível reabertura do comércio.

Fonte: C.O News