Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Marechal Rondon possui um caso confirmado e 35 suspeitos de Covid-19

Trata-se de uma mulher de 25 anos.

  • 29/03/2020
  • Foto(s): Assessoria
Marechal Rondon possui um caso confirmado e 35 suspeitos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, divulgou um novo boletim do coronavírus no final da tarde deste domingo, dia 29. O munícipio conta com o primeiro caso confirmado. Trata-se de uma mulher de 25 anos, que esteve em São Paulo recentemente. No boletim consta ainda 35 suspeitos e 4 descartados.

De acordo com a secretária de Saúde, Marciane Specht, o caso do tenista Thiago Wild ainda não é confirmado pelo LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), por isso, não entra nas estatísticas do município. 

“Reforço aos rondonenses, os hábitos básicos de higiene, como a lavagem das mãos ou o uso de álcool em gel, que já são de grande serventia. Em caso de sintomas como tosse seca, coriza e dor de garganta, é ideal que a pessoa fique em casa para o isolamento. Em caso de piora, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima", frisa a secretária de Saúde, Marciane Specht.

Um caso da doença é considerado suspeito somente quando se enquadra nas seguintes situações:

- Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

- Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresente febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.

COMO SE PREVENIR?

O Ministério da Saúde orienta sobre cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533