Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Bispo da Diocese de Toledo passa orientações para a Semana Santa e Tríduo Pascal 2020

  • 30/03/2020
  • Foto(s): Revista Cristo Rei
  • Região
Bispo da Diocese de Toledo passa orientações para a Semana Santa e Tríduo Pascal 2020

O bispo da Diocese de Toledo, D. João Carlos Seneme, comunica as orientações para as celebrações da Semana Santa e Tríduo Pascal, diante das medidas de prevenção à disseminação do Coronavírus (Covid-19). O comunicado tem por base o que a Santa Sé determina para o período. Por recomendações das autoridades sanitárias, as celebrações permanecem sem participação dos fiéis. Leia e acompanhe.

"Orientações para as celebrações do Domingo de Ramos e Tríduo Pascal

Jesus se entregou por nossos pecados;

Deus o ressuscitou para nos justificar (Rm 4, 25)

 

Aos senhores párocos diocesanos e religiosos, vigários paroquiais, religiosos e religiosas, cristãos leigos e leigas, seminários, agentes de pastoral, movimentos, organismos e todo o Povo de Deus. O Senhor esteja convosco!

Vivemos, ainda, uma situação grave devido à propagação do novo coronavírus – Covid-19. Continuam sendo necessários o esforço e o empenho de todos para que todos permaneçamos saudáveis e firmes na fé. Por isso, vamos continuar com as orientações já transmitidas anteriormente, inclusive durante a Semana Santa. O distanciamento social é o remédio mais eficaz para evitar o contágio do vírus. Este é um modo de sermos servos de todos cuidando uns dos outros. 

             Por isso, pedimos ao clero e aos fiéis que acolham as seguintes orientações:

  • Continuam suspensas, por tempo indeterminado, as celebrações eucarísticas ordinárias com a participação dos fiéis. Os presbíteros se esforcem para celebrar privadamente em favor do povo de Deus. 
  • Em relação aos seminários e comunidades religiosas, segue-se a Orientação da Congregação para o Culto Divino no Decreto 153/20: “que se realizem apenas celebrações fechadas, sem público externo”.
  • As expressões de piedade popular e as procissões que enriquecem os dias da Semana Santa e o Tríduo Pascal estão transferidas para o dia 14 de setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz. 
  • As datas para a realização das coletas da Campanha da Fraternidade e para os Lugares Santos estão sendo estudadas pela CNBB. Vamos aguardar as orientações. 

DOMINGO DE RAMOS E SEMANA SANTA

  • Todas as celebrações sejam realizadas somente na Catedral e na Matriz das Paróquias de forma privativa (sem a participação dos fiéis) com transmissão “ao vivo” para as paróquias que têm condições. Que os fiéis sejam alertados para acompanharem de suas casas. Sejam observados o distanciamento e os cuidados de higienização recomendados para garantir a proteção dos presentes. Para evitar aglomerações, as portas das igrejas permaneçam sempre fechadas. 
  • Domingo de Ramos: celebre-se a entrada do Senhor apenas no interior da igreja, sem procissão e liturgia normal. 
  • Missa dos Santos Óleos: Será realizada na Catedral Cristo Rei no dia 08 de abril (quarta-feira) às 19h, celebrada pelo bispo, sem a presença do clero e do povo, com transmissão pela página do Facebook da Catedral Cristo Rei. Estarão presentes, representando nossa unidade diocesana: o vigário geral, o cerimoniário diocesano, os coordenadores dos Decanatos, o coordenador da Pastoral Presbiteral, o coordenador da Ação Evangelizadora, os formadores dos seminários diocesanos e o coordenador da Vida Consagrada e Religiosa. Todos manterão a distância de dois metros um do outro. Depois, os óleos abençoados poderão ser retirados na Cúria Diocesana. 

TRÍDUO PASCAL: 

  1. Quinta-feira Santa – Missa da Ceia do Senhor: celebração da missa sem a cerimônia do lava-pés. Ao final da missa, o Santíssimo seja conservado no sacrário sem a transladação. Não haverá vigília. 
  2. Sexta-feira da Paixão do Senhor: No período da manhã, as igrejas permaneçam abertas para oração pessoal sem aglomerações. Às 15h, a memória da Paixão do Senhor acontece de maneira privada com celebração normal sem o beijo da cruz. Na oração universal acrescente-se a seguinte intenção:   X. Pelos que padecem a pandemia do Covid-19:

Oremos ao Deus da vida, salvação do seu povo, para que sejam consolados os que sofrem com a doença e a morte, provocadas pela pandemia do novo coronavírus; fortalecidos os que heroicamente têm cuidado dos enfermos; e inspirados os que se dedicam à pesquisa de uma vacina eficaz. 

Reza-se em silêncio. Depois o sacerdote diz:

Ó Deus, nosso refúgio nas dificuldades, força na fraqueza e consolo nas lágrimas, compadecei-vos do vosso povo que padece sob a pandemia, para que encontre finalmente alívio na vossa misericórdia. Por Cristo nosso Senhor. Amém

  1. Vigília Pascal: Omite-se o rito da bênção do fogo, acende-se o Círio. A procissão é omitida, realiza-se a proclamação da Páscoa (Precônio Pascal - Exultet). Segue-se a Liturgia da Palavra. Para a Liturgia Batismal, seja mantida apenas a renovação das promessas batismais. Segue-se a liturgia normal. 
  2. Domingo da Ressurreição: celebre-se a missa do dia de forma privada. 

Peço a compreensão de todos neste momento delicado da história da humanidade. Acredito na misericórdia do Senhor e, unido aos nossos padres e comunidades, desejo uma Feliz e Santa Páscoa da ressurreição do Senhor a todos!

Toledo, 28 de março de 2020. 

Dom João Carlos Seneme, css

Bispo de Toledo"

 

 

Fonte: Revista Cristo Rei